Transportes: sua importância em tempo de pandemia

 

Transportes: sua importância em tempo de pandemia

A pandemia do Covid-19 alterou por completo nossas vidas e, de repente, notámos que alguns setores quase invisíveis têm, na verdade, uma grande importância em nossas vidas. Os setores relacionados com os transportes se integram nessa categoria. Saiba mais.

Com o aparecimento e a disseminação do Covid-19, notámos que o esperado pelas pessoas era que o confinamento em suas casas motivasse uma menor necessidade de transportes.
De facto, em algumas áreas relacionadas com o transporte – como o aluguel de automóveis – essa quebra foi sentida e não está sendo negada.
Ainda assim, à medida que as pessoas viam suas empresas fechar e começavam a seguir as indicações da Direção Geral de Saúde (DGS), permanecendo em casa e fazendo seu trabalho em home office, sua consciência quanto à importância dos outros setores e negócios foi aumentando.
Hoje, as apps para trabalho remoto fazem parte do quotidiano de trabalho de muitas pessoas em quarentena. Mas, impedidas de sair, elas notaram que muitos outros aplicativos, menos relacionados com o trabalho, também estavam sendo mais usados e que, em muitos casos, para que pudessem utilizar essas ferramentas, era necessário que alguns profissionais estivessem arriscando suas vidas, para lhes proporcionar o bem-estar.
Claro que as forças de segurança e os especialistas da saúde estão na linha da frente dessa questão. Ainda assim, juntando-se a eles, encontramos também os funcionários das superfícies de comércio e os condutores de veículos de transporte.
Hoje, lançamos o olhar sobre alguns dos profissionais que trabalham em setores que se relacionam – de forma mais ou menos direta – com os transportes, para conhecermos melhor a forma como foram agentes ativos durante o tempo da pandemia do Covid-19 e como, sem que nos apercebamos, tiveram um impacto na melhoria de nossas condições de vida durante esse período.
Venha saber alguns dos aspetos do cotidiano nos quais os transportes e seus funcionários foram fundamentais para que nossos dias fossem mais simples e melhores.

1. O transporte em ambulâncias

Nem sempre pensamos nesses profissionais mas a verdade é que, principalmente em momentos como esse, quem conduz as ambulâncias é também um herói.
Esse tipo de veículo, preparado para dar o primeiro auxílio, garantiu o transporte de pacientes com o Coronavírus para os hospitais e deu também a resposta necessária para as pessoas que, durante esse tempo, estavam sofrendo de outras patologias.
Os condutores especializados desse tipo de veículo não só continuaram trabalhando durante todo o tempo do surto como se arriscaram ao contágio, já que transportavam muitas pessoas que tinham sido infetadas.

2. A entrega de refeições

Mais comum, nesse tempo, foi também o pedido por refeições em casa e, para que tal seja possível, é necessário que os estafetas promovam o transporte dos alimentos desde o local onde são preparados e até sua casa.
Os condutores desses veículos adotaram medidas de segurança, como o uso de máscaras, mas continuaram sempre arriscando em sua vida profissional, garantindo uma maior facilidade de acesso aos produtos alimentares.
Promovendo o aumento de pedidos em delivery, a pandemia do Covid-19 veio desta forma comprovar que existe uma grande importância também no trabalho dos estafetas.

3. A distribuição para reposição de produtos

Para que as superfícies comerciais continuassem a ter todos os produtos essenciais para nossas vidas, foi fundamental que os profissionais continuassem a conduzir os camiões de distribuição que levam os produtos dos armazéns para os locais onde pode encontrá-los e consumi-los.
Além disso, tal como os estafetas de take-away, os mercados sentiram também um aumento dos pedidos para entrega direta na casa das pessoas, o que fez com que os alimentos e bens essenciais tivessem de ser transportados por duas vezes, para chegar na sua casa, com toda a qualidade, sem que precisasse de sair.

4. A limpeza das ruas e recolha de lixos

Os transportes também têm um papel muito importante para garantir que, durante a pandemia, a desinfeção das ruas da cidade e a recolha dos lixos eram assegurados.
Muitos profissionais se dedicaram, dessa forma, a tornar as ruas mais seguras, garantindo ainda que não se instalava um estado caótico e que colocasse em causa a saúde pública pela falta de higiene.
A importância desses profissionais, tantas vezes esquecidos, foi também reforçada com o aparecimento da situação atual, que poderia tomar proporções ainda maiores caso não fossem tomadas as corretas medidas de limpeza de nossas cidades.

5. Os transportes públicos

Ainda que com carga reduzida, muitos transportes públicos tiveram de continuar funcionando, pelas pessoas que não puderam recolher a casa e ficar em trabalho remoto.
Com capacidade reduzida mas sempre com um profissional na linha da frente, essa realidade nos mostrou como o condutor do ônibus também é uma peça importante de nosso cotidiano e como, durante esse tempo, garantiu, à custa de sua própria segurança, que teríamos a possibilidade de fazer nossas deslocações, de forma segura.

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.