Terceirização de Frota — Agro

Locação, terceirização e desmobilização de frota está cada vez mais evidente que é uma vantagem quando comparada com a aquisição propriamente dita. Porém é um assunto relativamente novo quando o setor é o Agronegócio.

Apesar da resistência deste modelo, principalmente por produtores com idade mais avançada, o mercado tem aumentado gradativamente, trazendo otimismo e perspectiva de crescimento e expansão.

O Desafio aumenta um pouco pelo fato da grande variedade de tamanho, recurso, tipo de produção, e sazonalidade no processo de cultivo, no entanto praticamente todos, sem exceção são beneficiados com algum tipo de equipamento. Seja para ajudar no processo de preparação da terra, semeadura, colheita, silagem, deslocamento de insumos ou materiais e manutenção da terra e da propriedade.

Esses equipamentos muitas vezes tem um alto valor de aquisição, passando facilmente a casa dos R$ 200 / 300.000,00, e mesmo para grandes produtores o valor é considerável, fazendo com que o caixa seja comprometido.

Com o mesmo pensamento das grandes empresas que estão em busca da desmobilização de frota com o intuito de reduzir custos, o setor de Agro agora vê com bons olhos este tipo de negócio.

Locar equipamentos agrícolas apesar de se um negócio relativamente novo, tem chamado a atenção de empresas especializadas em locação de frotas e startups.

Se parar para pensar, para o produtor rural pode ser sim um grande negócio, visto que no caso de uma colheitadeira por exemplo, sua utilização geralmente acontece apenas 2 no máximo 3 vezes no ano, de acordo com os períodos de produção e tipo de cultura.

Sem contar ainda que a manutenção neste modelo de negócio geralmente fica a cargo do locador, bem como ainda a utilização de mão-de-obra especializada no uso do equipamento.

Outro fator que pesa muito na decisão, é que geralmente os equipamentos disponíveis para locação / terceirização são novos, ou com pouco tempo de uso, e bom estado de conservação e manutenção, fato este que reverte em economia, por exemplo, reduzindo o tempo de colheita, a diminuição da perca de material por falta de regulagem.

O principal fator que leva o produtor rural escolher a terceirização dos equipamentos para sua propriedade é a margem de lucro, como já falado acima, o valor de aquisição de alguns equipamentos pode comprometer o fluxo de caixa de vários anos.

Fonte: https://medium.com/vexsoft/terceiriza%C3%A7%C3%A3o-de-frota-agro-fdfb8175e353

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.