Por que a Fiat foi líder em 2021?

Foto: FIAT (Divulgação)

Os números são quase autoexplicativos. De janeiro a novembro de 2021, pelos dados da Fenabrave, dois em cada 10 veículos vendidos (entre carros de passeio e comerciais leves) foram da Fiat. A marca italiana registrou, até aquele momento, 22,2% do total de emplacamentos no país.

Tem mais. Com mais de 100 mil unidades entregues, a Strada, picape mais vendida do país por mais de duas décadas, assegurou não só a ponta do segmento mais uma vez, como também o posto de veículo mais vendido do país.

E sabe qual era a segunda picape mais negociada do pedaço? A Toro, com número de vendas que supera as 65 mil unidades. Uma dupla que praticamente garantiu que a marca abocanhasse metade de participação no mercado geral de comerciais leves.

Entre os automóveis de passeio, mais um Fiat na ponta. O Argo se aproveitou da paralisação da produção do Chevrolet Onix e liderava essa parte do mercado com mais de 80 mil carros comercializados. Em quinto ainda vem o Mobi, com cerca de 64 mil emplacamentos.

São dados incontestáveis, mas que levantam a pergunta: por que a Fiat foi líder em 2021 e vende tanto? Para acalorar esse debate, levantamos 10 fatos principais que explicam tamanho sucesso comercial da marca por aqui.

Efeito Strada

A picape compacta é um fenômeno. Líder do seu segmento há quase 30 anos, o modelo vende que nem amendoim no semáforo. Nem mesmo a chegada de uma segunda geração, mais moderna, porém, mais cara, afetou os emplacamentos do veículo, que ainda se deu ao direito de lançar recentemente uma versão com câmbio automático por preço inicial de R$ 112 mil.

Só no acumulado até novembro de 2021, foram mais de 100 mil Strada emplacadas. Esse número ainda garantiu ao modelo o título de veículo mais vendido do país – entre automóveis de passeio e comerciais leves.

Negociação na revenda

As concessionárias da Fiat têm fama de serem difíceis de perder negócio. Para começar, o preço na loja geralmente já é anunciado na rede abaixo da tabela oficial. Um exemplo, o Argo Drive 1.0 custa R$ 74.990 no site da marca. No ponto de venda, contudo, é anunciado por, em média, R$ 70 mil e com algum opcional.

Mas há poder de barganha para o cliente. Não é missão impossível conseguir bônus ou descontos maiores, ou mesmo acessórios, tanque cheio e IPVA grátis nas concessionárias. A percepção de vantagem no negócio agrada boa parte dos consumidores.

Por que a Fiat foi líder em 2021: Vendas diretas

A Fiat também é muito agressiva no mercado de vendas diretas. Praticamente 80% de tudo que a Strada emplacou nesses 11 meses de 2021 foram nesta modalidade, que inclui comercialização para empresas, frotistas, locadoras, PJs, taxistas, entre outros.

E não só com a Strada. Quase metade das vendas de Toro, Argo e Mobi também foram diretas. A marca italiana consegue manter o Doblò ainda vivo só à base deste tipo de negociação. Todas as mais de 5 mil unidades da multivan foram para Pessoas Jurídicas.

Por que a Fiat foi líder em 2021? Argo

O Argo é outro fator para explicar porque a Fiat foi líder em 2021. O hatch já vendia bem, mas com os problemas na produção do Chevrolet Onix e a saída de cena do Ford Ka, conseguiu absorver boa parte dessa clientela.

Além disso, o compacto goza de bom custo/benefício, com versões relativamente equipadas. O preço de revisão competitivo e a negociação direta também fez do hatch um modelo querido no mercado de locação. De janeiro a novembro, com mais de 80 mil emplacamentos, o Argo era o carro de passeio mais comercializado do país, à frente do Hyundai HB20.

Manutenção

Fiat com revisão cara é um estigma que persegue os carros da montadora até hoje. Mas essa percepção vem mudando com o tempo. Os carros equipados com motor Firefly ajudaram nesta mudança, com pacote de manutenção com preço fixo  mais em conta que os antigos Fire.

FCA e Stellantis

A FCA já tinha feito um bem danado à Fiat. A compra da Chrysler ajudou a italiana a ganhar escala global, reduzir custos e aprimorar tecnologias. O projeto da Toro é um exemplo dessa sinergia. A inédita picape médio-compacta usa a mesma base dos Jeep Renegade e Compass produzidos em Goiana (PE).

Agora, a Stellantis promete tornar a Fiat – e as demais marcas – ainda mais competitiva. A fusão com o PSA Groupe (dono de Peugeot e Citroën) visa a redução de custos e mais plataformas e motores compartilhados.

Por que a Fiat foi líder em 2021? Produção não parou

Enquanto boa parte das montadoras tiveram problemas de paralisação na produção, a FCA brasileira sofreu menos. Não que as linhas de montagem não tenham sido afetadas pela falta de insumos, como semicondutores – a Strada foi a que mais sentiu -, mas a filial daqui se valeu do histórico de vendas e peitou a matriz por uma porção considerável de componentes para não comprometer o ritmo das fábricas.

Novos motores

A Fiat está quase virando a página totalmente na parte de conjuntos mecânicos. Verdade que os velhos motores Fire ainda assombram algumas linhas de veículos do fabricante, assim como beberrão 1.8 E.torQ. Mas a nova linha de propulsores Firefly deu novo ânimo e comportamento aos carros – além de maior economia de combustível.

A cereja do bolo veio em 2021. A estreia dos aguardados motores turbinados 1.0 e 1.3 da gama GSE. Além de modelos da Jeep, eles já equipam a Toro e, recentemente, o Pulse, que ainda trouxe outra novidade mecânica: o câmbio automático do tipo CVT.

Únicas em seus segmentos

A Fiat ainda tem representantes que mandam e desmandam em suas categorias. Não bastasse a Strada, que domina mais de 80% do mercado de picapes pequenas, tem a Toro, que não inaugurou o segmento de médio-compactas, mas praticamente figura sozinha nele. Na parte de mini-furgões, outro líder absoluto, o Fiorino, que acaba de ser reestilizado.

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Por que a Fiat foi líder em 2021? Custo/benefício

A relação custo/benefício de boa parte da linha também ajuda a entender porque a Fiat foi líder em 2021. Além de ter o segundo carro mais barato do Brasil (Mobi), Argo e Cronos são exemplos de modelos que oferecem geralmente os mesmos equipamentos que os rivais, mas por um preço na loja mais atraente.

Isso também fica evidente na linha de comerciais leves. A nova Strada é uma das mais recheadas em termos de itens de conforto e segurança. E a Fiorino oferece condições de revisões e de pagamento bastante atraentes para empresas e frotistas.

Fonte: Autos Segredos

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