Pandemia e o setor automotivo: o que mudou no mercado

Desde dezembro de 2019 surgiu no mundo o primeiro caso do novo corona vírus, na China, e rapidamente se espalhou por todo o mundo e passou a ser conhecido como COVID 19. Passamos a ficar isolados em casa, vendo da TV e sites de notícias milhares de vidas sendo perdidas em todo o planeta e outros milhares sendo infectadas.

No Brasil, passamos a sentir os impactos em março de 2020 e há reflexos até agora, mesmo com alguns estados abrindo novas frentes de flexibilizações. Com a obrigatoriedade de ficarmos em casa, muitas empresas fecharam suas portas e milhares de pessoas perderam seus empregos.

Um dos setores mais impactados foi o automotivo. Segundo um estudo da Bain & Company, o mercado mundial de autopeças deve registrar uma queda de 15% nas vendas de 2020. Entre 2021 e 2025 o segmento deverá sofrer uma variação negativa entre 4% e 8% na comparação com as projeções anteriores.

Para reagir a situação, muitos empresários passaram a atuar por meio de soluções digitais, com atendimento online e entregas remotas.

Aqui vai uma lista de algumas novidades no setor no cenário atual:

Modelos online de test-drive: Com a aplicação da tecnologia e criação de inovações diversas, será possível fazer verdadeiros tours dentro dos carros, como se estivesse fazendo o test-drive pessoalmente;

Digitalização de documentos: Os dias para documentos físicos estão contados. No novo mundo que vivemos não há mais sentido para o uso do papel, que gera custos excessivos. Tanto a documentação dos carros quanto dos motoristas deverá ser por meio de QR Codes;

– Falando de tecnologia, a Easy Carros está aqui para ajudar. Para você que ainda não conhece, experimente nosso serviço de gestão de Multas e DocumentosFale com nossos especialistas!

Baixa de preços: Diante das quedas acentuadas, acredito que muitas montadoras deverão criar promoções e oferecer preços mais baixos, justamente para superar o desafio presente e convencer o cliente a investir em um novo carro;

Eficiência energética: esse tema está em voga há alguns anos e daqui em diante será ainda mais presente no setor automotivo. As grandes empresas devem criar ainda mais mecanismos para gerar produtos e soluções que sejam eficientes e ao mesmo tempo não agridam o meio ambiente.

O mercado online de vendas de carros cresce há muitos anos, mas com a modernização desses sistemas, ele vem mudando. Nesse momento entender o cliente em todos os pontos de contato de sua jornada completa é fundamental, além da complexidade crescente de relacionamento com os consumidores.

Fonte: https://blog.easycarros.com/2020/09/09/pandemia-e-o-setor-automotivo-o-que-mudou-no-mercado/

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.