Mercado em expansão: Fiat e Jeep passam a oferecer carro por assinatura

Depois de Toyota e Volkswagen, agora Fiat e Jeep passam a oferecer o serviço de carro por assinatura para pessoas físicas e pequenas e médias empresas no Brasil. Em princípio, serão 10 modelos disponíveis para locação, com contratos de 12, 24 e 36 meses.

O serviço será oferecido através de uma nova empresa criada pela Fiat Chrysler Automobiles (FCA), a Flua!, e funcionará, inicialmente, em projeto piloto.

“O público-alvo dessa nova empresa é o consumidor que quer tranquilidade e até liberdade pra investir seu dinheiro onde achar melhor. Ele quer sempre carro novo, mas é desapegado em relação à posse”, afirma Fábio Siracusa, diretor da Flua!.

A estreia do novo serviço será no dia 15 de janeiro em 28 concessionárias de seis cidades de São Paulo e em quatro lojas da capital paranaense, totalizando 32 unidades. A primeira fase do projeto piloto terá seis meses. “Conseguiremos dados suficientes para expandir o serviço”, diz Siracusa.

O modelo do negócio é similar ao da concorrência: no pacote, estão incluídos seguro, documentação, manutenção preventiva e assistência 24 horas.

O cliente poderá escolher entre 12, 24 e 36 meses de locação, com franquias de 1.000, 2.000 ou 3.000 quilômetros para rodar por mês. Há também a opção de compra do veículo ao final do contrato. Embora não abra valores, a Flua garante que os preços serão competitivos em relação aos do mercado.

Além disso, a proposta é de um carro totalmente customizado: o cliente poderá escolher versões e cores. O portfólio inclui oito modelos da Fiat (Argo, Nova Strada, Toro, Cronos, Grand Siena, Doblò, Fiorino e Ducato) e dois da Jeep (Renegade e Compass).

A contratação poderá ser feita de forma virtual. Ao se conectar à plataforma digital, o consumidor escolhe o modelo, define cor, opcionais, pacote de quilometragem e duração do contrato. A validação também é online e por celular. Para finalizar, a assinatura do contrato é via e-mail e a retirada do veículo será feita na concessionária selecionada.

Tendência

O negócio de carro por assinatura tem se mostrado uma forte tendência não só entre locadoras e seguradoras, mas também entre as montadoras.

No mês passado, a Volkswagen passou a oferecer o serviço. No ano passado, a Toyota lançou a Kinto, empresa de mobilidade que inclui a oferta de carro por assintura e, mais recentemente, a montadora japonesa também lançou o serviço de gestão de frota para empresas.

No caso da Flua!, o serviço será oferecido em parceria com a rede de 198 concessionárias da Jeep e 515 da Fiat ao redor do país, principalmente para a manutenção dos veículos.

Siracusa garante que o modelo não é conflitante com a o negócio core das montadoras e sua rede de concessionárias. “Há demanda para todos.”

Fonte: https://exame.com/negocios/mercado-em-expansao-fiat-e-jeep-passam-a-oferecer-carro-por-assinatura/

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.