Fiat Chrysler e Peugeot anunciam acordo de fusão

Juntas, formarão a quarta maior montadora do mundo, com marcas como Fiat, Jeep, Peugeot e Citroën. Plano já tinha sido anunciado em outubro, mas ainda não há detalhes sobre eventuais impactos no Brasil.

 

Os conselhos da montadora francesa PSA, dona da Peugeot, e da Fiat Chrysler (FCA) aprovaram nesta quarta-feira (18) um acordo para uma fusão, concretizando a negociação que foi anunciada em outubro passado.

Juntas, as empresas formarão a quarta maior montadora do mundo, cujo nome ainda não foi divulgado. Ela terá marcas como Fiat, Jeep, Peugeot e Citroën.

A fusão deverá ser completada em aproximadamente 1 ano e meio, a partir deste anúncio, e as propostas estão sujeitas às aprovações de acionistas. Cada uma das duas companhias terá metade das ações deste novo grupo.

As fabricantes não divulgaram de imediato se haverá algum impacto nas operações brasileiras. O G1 procurou a PSA e FCA para que comentassem.

A FCA disse que todos os detalhes são os presentes no comunicado. A PSA afirmou que ainda não é possível prever efeitos no mercado brasileiro e reforçou que o prazo para concluir a fusão é de até 15 meses.

A Fiat Chrysler tem duas fábricas no país, uma em Betim (MG) – a maior do Brasil – e outra em Goiana (PE). A PSA produz carros em Porto Real (RJ).

Detalhes sobre a fusão:
  • Fusão criará a 4ª maior fabricante de veículos do mundo, com 8,7 milhões de unidades vendidas;
  • A FCA teria acesso às plataformas de veículos mais modernas da PSA, ajudando-a a cumprir regras rígidas de novas emissões;
  • Todos os segmentos serão considerados, de carros de luxo, a SUVs, picapes e comerciais leves;
  • Ainda não há previsão de quando será apresentado o primeiro modelo da fusão;
  • Foco será em duas plataformas: uma pequena e uma compacta/média;
  • Total de 3,7 bilhões de euros em economias anuais;
  • Custo total para alcançar essas economias é estimado em 2,8 bilhões de euros;
  • Fusão terá proporção 50/50;
  • Empresa controladora do grupo será sediada na Holanda;
  • Não são considerados fechamentos de fábricas;
  • O atual executivo-chefe da Peugeot, Carlos Tavares, será o CEO e membro do conselho em um mandato inicial de 5 anos;
  • O atual presidente da FCA, John Elkann, será o presidente do novo grupo;
  • Nome do grupo ainda não foi definido.

O executivo-chefe da Peugeot comemorou a união e afirmou que a empresa criada na fusão será ainda mais competitiva.

“É importante enfatizar que esta é uma fusão entre duas empresas saudáveis, lucrativas, que estão fazendo grandes coisas em seus mercados”, disse Carlos Tavares.

“É melhor estarmos juntos do que como duas empresas sozinhas, para enfrentar os desafios que temos à frente”, completou. Tavares afirmou que FCA e PSA são “complementares” e se beneficiarão pela força de cada uma em diferentes mercados.

Enquanto a FCA utilizará da força da PSA na Europa, a PSA buscará oportunidades pela sólida posição da FCA nos Estados Unidos e América Latina.

“A gente não pode dizer que emissão zero é a solução para atender às expectativas do agora, a gente não pode dizer que emissão zero é a solução para atender as expectativas dos cidadãos. Entendemos que os clientes vão pedir não só emissão zero e segurança, mas também carros acessíveis (baratos)”, disse Mike Manley, CEO da FCA.

De acordo com um comunicado conjunto das marcas, a fusão vai ajudar a nova montadora a lidar com os grandes desafios do setor, incluindo a desaceleração global da demanda e a necessidade de desenvolver carros que poluam menos, para atender às regras de emissões de gases.

“Queremos entregar mobilidade limpa, mas também segura e acessível aos nossos clientes”, resumiu Tavares.

Nova empresa terá 14 marcas

Ao todo, o grupo será composto pelas marcas Abarth, Fiat, Jeep, Dodge, Lancia, Ram, Chrysler, Alfa Romeo, Maserati, Peugeot, Citroën, DS, Opel e Vauxhall, permitindo atender mercados de massa e carros premium, bem como para caminhões e veículos comerciais leves.

Antes da conclusão do negócio, a FCA distribuirá um dividendo de 5,5 bilhões de euros aos seus acionistas, enquanto a PSA fará a distribuição aos seus acionistas a sua participação de 46% na Faurecia, fabricante de autopeças.

O acordo aprovado nesta terça determina ainda que a unidade de robôs, Comau, permanecerá dentro do grupo combinado, em vez de ser desmembrada, como foi planejado originalmente em outubro. O novo grupo avaliará como extrair valor da Comau.

Sem fechar fábricas

Carlos Tavares, executivo-chefe da Peugeot, disse que espera que as companhias não tenham que fazer amplas concessões para verem a fusão ser aprovada por autoridades de defesa da concorrência, mas acrescentou que elas estão preparadas para isso. Ele não deu detalhes.

Um dos pontos mais críticos do acordo são as potenciais demissões. O grupo combinado tem atualmente cerca de 400 mil funcionários e governos da Itália e de Paris estão preocupados com as potenciais implicações da operação na força de trabalho local.

Tavares reafirmou que as montadoras poderão alcançar bilhões de euros em economias anuais de custos sem ser preciso fechar fábricas. Mas ele não excluiu a possibilidade de demissões ao ser questionado a respeito: “Trata-se da indústria de veículos, não da PSA.”

“As margens continuam pressionadas e você tem que ficar constantemente buscando ganhos de produtividade”, acrescentou.

FCA já negociou outras alianças

Não é a primeira vez que o Grupo FCA, fundado em 2014, busca formar alianças com outras empresas do setor automotivo. Em 2015, apresentou propostas para uma fusão com a General Motors, que recusou de imediato por e-mail.

Na época, o então presidente-executivo da FCA, Sergio Marchionne, morto em 2018, disse que a indústria automobilística precisa de outra rodada de consolidação para repartir os custos de desenvolvimento de carros mais ecológicos e inteligentes, além de reduzir o número de montadoras.

Em 2017, Marchionne também apresentou o desejo de uma fusão entre a FCA e a Volkswagen — e recebeu mais uma resposta negativa.

Porém, mesmo com a morte de Marchionne, o grupo ítalo-americano não deixou de lado a vontade do ex-chefão e, no início de 2019, procurou a Renault para propor uma fusão. A ação gerou atritos na aliança Renault-Nissan e a japonesa chegou a dizer que iria rever a aliança caso a francesa aceitasse a proposta.

Pouco tempo depois, a própria FCA desistiu de concretizar o negócio, culpando o governo francês por suas condições políticas, e agradecendo à Renault, Nissan e Mitsubishi.

Por G1

 

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.