Volkswagen paralisa duas fábricas no Brasil por falta de peças

Foto: Volkswagen/Divulgação

Mais de 800 funcionários das fábricas da Volkswagen, em Taubaté e São Bernardo dos Campos, em São Paulo, iniciaram férias coletivas nesta segunda-feira (27), de acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos da Região (Sindimetau). Segundo a entidade, a paralisação é por causa da falta de peças e vai se estender por 10 dias. Essa é a sexta vez que as fábricas, que produz os modelos Gol e Voyage, anunciam férias neste ano.

“A montadora protocolou o aviso no último dia 10. No documento, a VW informou que as coletivas seriam para 2 mil trabalhadores, mas que poderia sofrer alterações. A medida será aplicada mais uma vez pela falta de componentes, principalmente de semicondutores, que vem sofrendo oscilações no fornecimento e dificultando a produção mundial de veículos”, informou, em nota, o Sindimetau.

Segundo a entidade, atualmente, há 15 mil veículos parados no pátio da fábrica em Taubaté esperando peças para serem concluídos. O número de funcionários em férias coletivas, de acordo com o sindicato, equivale a um turno de produção. A data prevista para retorno dos trabalhadores é dia 7 de outubro. “Já foram registrados (neste ano) 11 dias de ‘shutdown’ e mais cinco dias de ‘day off’ (ambos com utilização do banco de horas) por falta de peças”, acrescentou a entidade em comunicado enviado à imprensa.

A reportagem de O Tempo entrou em contato com a montadora que confirmou as paralisões devido a falta de insumos. Das quatro fábricas da empresa no Brasil apenas duas operam normalmente, a de São José dos Pinhais, no Paraná, e a de São Carlos, em São Paulo.

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.