Setor de locação de veículos anuncia parceria com Uber e debate ICMS ao final de fórum internacional em SP

Ao final do XIV Fórum Internacional do Setor de Locação de Veículos, realizado entre os dias 1 e 2 de outubro, em São Paulo (SP), o segmento enfatizou que nas compras diretas feitas pelas locadoras não existe qualquer isenção de ICMS. “Inclusive, em 2018, o setor recolheu R$ 5,5 bilhões em ICMS e IPI”, afirmou o presidente do conselho nacional da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA), Paulo Miguel Junior.

No evento, em sua primeira edição com especialistas estrangeiros e que recebeu mais de 1.200 pessoas, também foi afastado o conceito de existe “renúncia fiscal” que favoreceria as empresas de locação. “Os veículos são ativos das locadoras, assim reconhecidos inclusive por diversas decisões judiciais”, diz Paulo Miguel. “E, sobre venda de ativos, assim como para todos os setores, conforme a legislação vigente, não existe incidência de ICMS”.

Paulo Miguel Junior avalia que o encontro foi importante para mostrar que o setor de locação não possui privilégios quando adquire os veículos para suas frotas, “nem mesmo quando precisa vendê-los para efeito de desmobilização de ativos”.

Uber
O mercado de aluguel de carros também comemorou, durante o fórum, uma parceria com a Uber, anunciada hoje (02.10) pela empresa de aplicativos, no sentido de facilitar o acesso dos motoristas a veículos alugados. A novidade foi trazida pelo head para a América Latina da Uber, Caleb Varner.

Um a cada três motoristas de Uber utilizam carros alugados, e os especialistas acreditam que essa participação possa aumentar ainda mais nos próximos anos. A parceria envolve um canal exclusivo de atendimento ás locadoras e uma plataforma de aproximação entre motoristas do aplicativo e as locadoras.

O fórum ainda recebeu o jornalista Chris Brown, um dos maiores especialistas do mundo no mercado de locação, e o espanhol Jaume Verge, da associação mundial de gestores de frota, seção Europa. Na área de negócios, foram 20 estandes com fornecedores de produtos e serviços para locadoras, além de montadoras de automóveis e instituições de crédito.

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.