Novos hábitos dos consumidores no setor automobilístico

O esporte por se tratar de atividades coletivas com eventos em que aglomerações são inevitáveis para acompanhar as mais variadas modalidades, é um dos setores mais afetados pela pandemia do COVID-19, e o esporte automotivo não fica fora desse contexto. Por ser um esporte mundial, com muitas pessoas e viagens envolvidas.

O público que presencia as etapas da Fórmula 1, entre outras modalidades da categoria pode chegar a mais de 300 mil pessoas por etapa ao longo de um final de semana, sendo muitas delas originárias de outros países, o que ocorre também com a MotoGP.

Em muitos países as demais modalidades esportivas estão sendo disputados com os portões fechados, como o futebol. Grandes eventos como as olimpíadas, e algumas etapas da Fórmula 1 foram adiados para o vírus não se alastrar.

E não somente o esporte automotivo se vê afetado com a pandemia, a indústria automobilística também foi bastante afetada.

Desde 2020 o mundo vem se transformando de maneira radical. Junto com as novas maneiras de conviver, de se relacionar, novas regras têm surgido, bem como os hábitos de consumo. Neste período algumas tendências foram aceleradas na indústria automotiva.

O setor automotivo

O setor automotivo relacionado a fabricação de peças, componentes e estruturas sofreu bastante impacto pela pandemia. Com mais pessoas trabalhando em sistema home office para assegurar o distanciamento social, a demanda de automóveis diminuiu, porém o uso de transporte compartilhado caiu em desuso, gerando uma procura maior para a aquisição do carro próprio.

Novos hábitos de consumo

Muitos consumidores passaram a comprar menos carros, além de se fazer um consumo sustentável dos bens de consumo, e isso vem se refletindo no setor automotivo.

Esses consumidores passaram a fazer uma reserva de capital para uso de serviços mais essenciais e para emergências. Há também aqueles consumidores que fazem sua reserva de capital para aplicar no mercado acionário por meio de plataformas de investimentos.

Dessa forma, as montadoras de automóveis passaram a competir com as locadoras de veículos, com os aluguéis de carros, já que as pessoas estão sentindo cada vez menos a necessidade de comprar um carro definitivo e procura por veículos de maneira temporária. Assim as montadoras e algumas seguradoras de carro criaram planos anuais, onde o consumidor possa alugar um veículo.

Essa é uma alternativa com a intenção de gerar fonte de renda para as montadoras, a fim de recuperar empregos no setor, e manter a indústria aquecida, atraindo a atenção dos consumidores.

Carros elétricos

A procura por carros elétricos têm sido cada vez maior. Dessa forma a Tesla, principal montadora de carros elétricos no mundo teve em suas ações no ano de 2020 um aumento de mais de 700%.

O Reino Unido anunciou a proibição da fabricação e venda de novos veículos a gasolina e diese a partir de 2030, outras grandes potências mundiais também estudam a possibilidade da adoção de medidas parecidas.

Vale ressaltar, que a tendência dos carros elétricos, no entanto ainda não é acompanhada por uma linha de produção que atende uma demanda para toda a população compradora de automóveis no mundo.

O momento atípico que a pandemia impôs em mais de um ano de distanciamento e isolamento social, trouxe consigo algumas consequências que tem transformado os hábitos dos consumidores em todo o mundo, o que acentuou ainda mais a queda na demanda por novos veículos e na produção de veículos.

Fonte: F1 Mania

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