Locadoras de Veículos geram 82.638 empregos diretos no Brasil

Conforme pesquisa feita pela Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (Abla), 13.182 empresas de locação de veículos operam atualmente no Brasil. Juntas, essas locadoras empregam 82.638 pessoas. O levantamento sobre o total de empregos no setor de locação de veículos foi feito a partir da coleta de dados diretamente do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) e do Relatório Anual de Informações Sociais (RAIS).

Além do total de trabalhadores no Brasil, a ABLA constatou que o tempo médio no emprego (rotatividade) dos profissionais nas locadoras de veículos é de 30 meses. O presidente da Abla, Paulo Miguel Júnior, avalia que “a pesquisa é essencial para mostrar que as montadoras, concessionárias e os bancos precisam oferecer aqui políticas comerciais mais constantes, que proporcionem condições para que as locadoras aumentem suas frotas, cresçam, atendam mais usuários e consequentemente gerem ainda mais empregos”. Segundo Paulo Miguel Junior, “mais postos de trabalho também dependem de o poder público nos ver como players essenciais para a mobilidade urbana nas capitais e no interior”.

Juntas, conforme as estatísticas de frota fornecidas para a associação pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), as locadoras do país têm o total de 826.331 automóveis e comerciais leves, o que representa uma média de 9,99 veículos por trabalhador nas locadoras do estado.

A terceirização (aluguel de frotas inteiras para empresas e órgãos públicos e também para empresas da iniciativa privada) representa 52% do uso da frota do setor no país. O turismo de lazer (pessoas físicas em viagens de férias) e o turismo de negócios (profissionais em viagens de trabalho) vêm em seguida, com respectivamente 27% e 21% do total da frota das locadoras.

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.