Impulsionadas por locadoras, vendas de carros para empresas são quase metade do total no ano

Modalidade inclui vendas de carros PCD, que também dispararam. Motoristas de aplicativos e revenda de usados movimentam os negócios das empresas de aluguel.

Carros por assinatura — como são conhecidos os aluguéis por médio e longo prazo — ajudaram a engordar o faturamento das locadoras e, consequentemente, também impulsionaram a indústria automobilística.

O principal dado oficial que mostra a importância desse segmento é o de vendas diretas, feitas pelas montadoras para empresas, sejam locadoras ou não, que envolvem grandes volumes e custam menos do que o consumidor paga nas concessionárias.
Impulsionada por locadoras, fatia de vendas diretas cresceu — Foto: G1 Carros

As vendas diretas cresceram 70% em 4 anos, comparando os números 2015 com os de 2019 divulgados pela federação dos concessionários, a Fenabrave.

Em 2015, já em meio à crise, elas representavam 29% do total de emplacamentos de veículos no Brasil, bem aquém dos números das lojas. Em 2018, superaram pela primeira vez a marca de 1 milhão de veículos e, neste ano, são responsáveis por quase metade do “bolo” (46%).

“Isso é um fenômeno mundial. Vem ao encontro com o perfil do consumidor atual, que quer mais do que a propriedade. Ele quer escolhas”, afirmou Ricardo Bacellar, líder do setor automotivo da consultoria KPMG.

De acordo com a Associação Brasileira de Locadoras de Automóveis (Abla), cerca de 20% das vendas diretas atualmente são para locadoras.

A Fenabrave não informa os números de venda direta separados por tipo de empresa. E diz que, além das locadoras e frotistas, estão incluídas as vendas de carros PCD, feitas por concessionárias.

Até quando as vendas crescem?

São veículos voltados a portadores de deficiência, que também têm descontos e cujos emplacamentos dispararam nos últimos anos, de acordo com associações que representam esse público.

Para Bacellar, as vendas diretas ainda são uma forma de movimentar o mercado. No entanto, ele acredita que essa modalidade deve começar a se estabilizar. “Vai chegar uma hora em que o fôlego vai diminuir”, disse.

A Anfavea, associação das fabricantes, tem a mesma opinião, e entende que o percentual atingido em 2019 deve se manter nos próximos anos.

‘Boom’ dos aplicativos

Ainda segundo a Abla, a frota das locadoras foi de 773.222, em 2014, para 826.331 veículos em 2018, um aumento de 6%.

No mesmo período, o faturamento dessas empresas, subiu 4%, passando de R$ 14,7 bilhões em 2014 para R$ 15,3 bilhões em 2018.

O crescimento aconteceu não só mirando o consumidor comum, mas também com o “boom” dos aplicativos de transporte. No 1º semestre deste ano, as locadoras somavam 829.723 veículos alugados e cerca de 150 mil estavam nas mãos de motoristas de apps (18%).

Segundo a agência Reuters, dois terços dos 600 mil motoristas do Uber no Brasil não possuem os veículos que dirigem. Esse número é um dos mais altos registrados pelo app no mundo.

Em 2013, um ano antes do Uber chegar ao Brasil, apenas 6% das vendas do Chevrolet Onix eram destinadas a empresas. Neste ano, a fatia atinge 42%, considerando números de vendas até novembro.

Ainda de acordo com a Reuters, a Localiza saiu de um nível de compra de 2% dos veículos leves do país em 2012 para 10% neste ano. Os motoristas de apps são o segmento que mais cresce para a empresa.

Giro rápido

A revenda de veículos usados pelas locadoras também explica o salto das vendas diretas. De acordo com a Abla, cerca de 90 mil carros foram negociados com pessoas físicas em 2019.

O giro da frota é rápido: as empresas podem passar os veículos para frente a partir de 1 ano após eles serem incorporados à frota.

E as locadoras têm um trunfo diante das lojas comuns de usados, já que compram esses carros sem intermediários e com grande volume, conseguindo descontos de até 20%. Assim, conseguem atrair clientes com valores abaixo do mercado.

FONTE: G1

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.