Frota de caminhões: confira quais são as melhores práticas

Vários tipos de transportadoras possuem frota de caminhões. Manter todos em ordem e em bom funcionamento não é uma tarefa muito fácil. No entanto, com as práticas certas, essa tarefa pode ser muito mais eficiente e prática. Conheça agora quais são as melhores práticas para adotar na frota de caminhões.

Necessidades de uma frota de caminhões

Independentemente do tipo de transportadora, a frota de caminhões possui muitas necessidades. Isso vai desde manutenções periódicas até controle de entrada e saída e chamados de sinistro. Tudo precisa ser gerenciado com práticas adequadas para que os resultados sejam positivos e eficientes.

E para que a gestão seja possível, é preciso ter conhecimento amplo do funcionamento da frota e reunir todas as informações em um só local. Isso pode ser difícil sem as práticas certas.

Assim, se torna possível administrar a frota conforme a necessidade e tomar as melhores medidas para ter sempre resultados adequados. Pois quando não se sabe quais medidas precisam ser tomadas, os resultados são prejudicados e recursos são jogados fora.

Logo abaixo você vai encontrar algumas das melhores práticas para cuidar da frota de caminhões. Além disso, vai descobrir como realizar na prática e conseguir os resultados que a empresa tanto necessita e espera.

Manutenção de frota de caminhões

A manutenção adequada na frota é uma das práticas mais necessárias. Por quê? Porque é ela que vai garantir o funcionamento constante dos veículos e evitar uma série de problemas que podem causar prejuízos significativos no rendimento da frota e no desenvolvimento da empresa.

Questões como atrasos por conta de problemas na frota podem ser extremamente prejudiciais. Isto porque o prazo de entrega, em uma empresa como uma transportadora, é essencial.

Assim, saber quando há necessidade de realizar manutenção na frota é importante. E, para isso, programação é a palavra-chave. Ter um cronograma de manutenções e vistorias faz com que a empresa tenha total controle acerca do funcionamento da frota.

Com isso, é possível saber previamente quando os veículos vão precisar se ausentar, o que significa a possiblidade de planejar substituições e garantir que os prazos de entrega sejam cumpridos.

Desempenho da frota de caminhões

Além de cuidar da manutenção de frota de caminhões, outra prática muito importante é observar o desempenho. Para saber do crescimento da empresa, acompanhar a crescente de desempenho da frota é uma das melhores práticas.

Ademais, também é uma forma de controlar quando o desempenho não está dentro do esperado. Com isso, a empresa pode tomar decisões baseadas na realidade da frota e fazer com que o desempenho melhore. Afinal, nada melhor do que conseguir mudar o que não está dando certo e incentivar o que está funcionando bem para a empresa.

Mas, para isso, é preciso ter total visibilidade dos caminhões. O ideal é sempre ter cronogramas com controle de serviços e controle de gastos da frota.

Gastos com pneus, por exemplo, precisam de gestão para que seja obtido o melhor desempenho. Aspectos como combustível e quilometragem também são essenciais. E, para isso, ter uma gestão manual não é a melhor opção.

Atualmente, a tecnologia tem trazido diversas vantagens para o mundo empresarial. E, é claro, está presente na frota de caminhões com cada vez mais força.

E o motivo é simples, pois com a gestão digital da frota de caminhões é possível cuidar de tudo ao mesmo tempo. Isso, claro, sem correr o risco de deixar uma pasta esquecida no final da gaveta e acabar perdendo prazos de manutenção de frota de caminhões ou outros elementos importantes.

Por isso, veja logo mais como ter as melhores práticas para a frota de caminhões através da gestão digital e dos benefícios que ela oferece.

Gestão digital da frota de caminhões

Utilizar um software específico para frota de caminhões é uma das melhores práticas que a empresa pode adotar. Com o uso de aplicativos e plataformas digital, é possível gerir toda a frota de um só local.

Além disso, evita que dados sejam perdidos, confundidos ou coletados de forma errada. E tudo com atualizações instantâneas, pois para acrescentar dados, os passos são simples e rápidos.

Em geral, com a gestão digital, a empresa adquire checklists personalizados, organização e automação nas tarefas. Isso reduz o trabalho diário e favorece o controle real da frota.

Com um software desenvolvido especialmente para isso, é possível:

  • Ter controle de entrada e saída;
  • Fazer inventário digital dos caminhões;
  • Controlar prazos de manutenção de frota de caminhões;
  • Ter previsibilidade na gestão de pneus;
  • Obter agilidade na resolução de sinistros e fraudes.

Ademais, de todas essas e muitas outras questões que são necessárias para o cuidado com a frota, o software permite criação de checklist personalizada.

Assim, cada empresa consegue adaptar o sistema conforme a necessidade do momento. E isso, claro, sem precisar recorrer a outros sistemas ou planilhas manuais.

Controle de entrada e saída

Com a gestão digital, uma das práticas possíveis é o controle de entrada e saída. Com a anotação dos horários de saída e retorno dos veículos, a empresa adquire maior segurança de que os caminhões não saiam de rota.

Além disso, juntamente a esse controle, os nomes dos motoristas e dados podem ser registrados. Essa prática permite que a empresa tenha amplo conhecimento de qual motorista está dirigindo qual veículo da frota.

Isso é fundamental para checar informações e evitar problemas quando algum tipo de sinistro acontece. Além disso, esse tipo de prática permite o controle do desenvolvimento das entregas.

Quando o tempo previsto é obedecido, é sinal de que tudo está em ordem. Caso contrário, a empresa consegue identificar os atrasos e verificar o motivo. Tudo isso a partir de registros digitais, sem necessidade de planilhas e papeis.

Agilidade na resolução de sinistros

A agilidade na solução de sinistros é outra prática importante para a frota. Afinal, é assim que a empresa consegue evitar que os veículos envolvidos fiquem parados. Além disso, evita problemas maiores à empresa, como processos judiciais, nos casos em que o caminhão da frota foi o culpado do sinistro.

Para que seja possível, a plataforma dispõe de mecanismos para que os sinistros sejam encaminhados aos responsáveis dentro da empresa. Assim, isso acontecendo de forma rápida e agilizada, os resultados para contornar a situação chegam muito mais rápido também.

E, nesse meio tempo, não há perda de dados ou documentos referentes ao sinistro, o que é uma grande segurança à empresa e aos envolvidos.

Além de sinistros, o controle de fraudes é mais uma prática muito essencial para o melhor desempenho da frota de caminhões. Isso, com a plataforma, se torna possível, pois a empresa consegue monitorar a geolocalização dos caminhões.

Ademais, com o checklist personalizado, perguntas precisas e objetivas podem ser feitas em uma triagem. Isso torna a checagem e a verificação de fraudes muito mais eficiente.

Automação

Todas essas práticas funcionam com a eficiência necessária quando aliadas à automação. A automação quer dizer a realização de muitos passos sem a necessidade de intervenção humana.

Com isso, os responsáveis pelas tarefas conseguem dar atenção a outras áreas que necessitam de demanda operacional.

E uma das tarefas que mais é beneficiada com a automação é o cronograma de manutenção de frota de caminhões. Com esse cronograma automatizado, a empresa não precisa se preocupar em verificar quando os prazos estão se esgotando.

Isso porque a plataforma permite o envio de notificações programadas para que os responsáveis tomem conhecimento e realizem o necessário para a realização da manutenção de frota de caminhões.

Sistema de gestao de frotas e manutencao

Além disso, com a automação, também é possível criar notificações para que qualquer anormalidade seja notificada. Qualquer tipo de anormalidade pode ser programado para ser notificado, como atrasos em processos e avarias, por exemplo.

Ademais, a automação consegue mudar status de serviços através das informações que são coletadas nos checklists digitais. Ou seja, uma coisa complementa a outra e permite que a frota de caminhões funcione com completa conexão e desenvolvimento.

Visualização de todas as etapas dos veículos

Todas as questões que foram abordadas até aqui precisam ser do conhecimento dos responsáveis pela frota. No entanto, esse conhecimento precisa ser em tempo real para que as devidas providências sejam tomadas com menor tempo de espera. E, para isso, ter tudo centralizado em um só local faz com que o processo seja facilitado e muito mais eficaz.

Por isso que o software atua dentro da mesma plataforma com todas as funções. Além disso, permite que funções rápidas sejam gerenciadas a partir de aplicativo. Com isso, a empresa tem total controle sobre as tarefas da frota a partir da palma da mão.

sistema de gestao de frotas e manutencao com kanban rabbot

Essa visualização completa ocorre com a integração dos dados que são coletados da frota. Isso significa a comparação e cruzamento de informações, o que permite uma tomada de decisão mais consciente.

Além disso, o software também proporciona a possibilidade de integração com outros sistemas que a empresa já possui. Assim, os dados coletados nesses outros sistemas passam a migrar para o mesmo local da plataforma principal.

Sistemas possíveis de serem integrados

Diversos tipos de sistemas utilizados por uma empresa de frota de caminhões podem ser integrados com a plataforma de gestão. Um dos principais é o sistema de monitoramento e telemetria.

Além disso, os sistemas de TMS, ERP e outros parecidos também podem ser integrados à plataforma de gestão de frota de caminhões.

Ademais, são integrados até mesmo sistemas e cartões de combustíveis, o que serve para obter maior controle sobre gastos e desempenho de motores e da frota em geral.

Assim, a empresa consegue verificar os gastos em combustível por período, sem necessidade de buscar as informações em diversos locais, pois tudo vai estar reunido na plataforma de gestão.

Outra possiblidade de integração é com as planilhas e sistemas internos da empresa. Com isso, há integração de qualquer tipo de dado que seja relevante à frota de caminhões e à manutenção de frota de caminhões.

Em resumo, a intenção da integração é proporcionar maior facilidade na execução das tarefas e criar as melhores práticas que permitem o desenvolvimento da empresa.

Quando vários funcionários precisam gastar horas e horas de trabalho em análise de planilhas, comparativos e relatórios manuais, a empresa perde em eficiência.

Assim, com a utilização de integração, gestão e automação, todas as práticas necessárias para o controle da frota se tornam mais simples e seguras.

Redução de tarefas manuais

Com a gestão de frotas de manutenção acontecendo de forma digital e automatizada, a empresa consegue obter uma redução de até 75% das tarefas manuais. Isso quer dizer que se torna possível ter ampla visualização da frota sem a necessidade de impulsionamento manual a cada passo.

Além disso, é uma vantagem expressiva para qualquer tipo de empresa, independentemente do número de caminhões que a frota tenha. Isso porque a plataforma consegue gerenciar quantos veículos forem necessários, o que difere da gerência manual, que acaba tendo limitações.

Ademais, todas as práticas que são indicadas para a frota de caminhões conseguem ser executadas com total eficiência e dedicação. Isso com auxílio do aplicativo que permite a coleta de informações de forma simplificada.

E o aplicativo é integrado com a plataforma, o que quer dizer que não é preciso migrar os dados coletados. Esses dados são conectados com a plataforma principal de forma digital e automática.

Considerações finais

Com o auxílio de um software especializado, é muito mais fácil manter sempre tudo atualizado e com os dados em dia. Além disso, o risco de erros e falhas humanas é muito menor.

empresa executa as tarefas com auxílio do software, adquirindo cada vez mais benefícios. E os resultados, claro, são cada vez mais satisfatórios.

Por isso, apostar na gestão digital e na automação da frota de caminhões são duas das principais práticas que uma transportadora pode realizar. Com certeza, são ações que oferecem mudanças positivas em vários setores e consegue alavancar o desenvolvimento da frota.

Dessa forma, agora que você já sabe quais são as principais e melhores práticas e como fazer para obter resultados melhores, implemente um bomb sistema de gestão e automação na sua frota de caminhões e veja as diferenças ocorrerem. Acesse essa página e entenda como a Rabbot pode ajudar!

Fonte: https://rabbot.co/blog/frota-de-caminhoes/

Translate »
WhatsApp chat