Carsharing: entenda o termo que alcançou 12 milhões de pesquisas esse ano

Entenda o que é Carsharing: modalidade é ideal para aqueles que não ligam em serem os donos do carro, e também ajuda a se livrar da burocracia

Muitos hábitos mudam ao longo das gerações. Algumas décadas atrás, a maioria dos jovens tinham o objetivo do carro e da casa própria. Atualmente são muitos os fatores que influenciam para que as gerações mais novas tenham orientado os seus objetivos para outros horizontes. Por exemplo, como procurar por trabalhos estimulantes, viajar ao redor do mundo, etc.

Todas aquelas variações também afetam as diversas indústrias, e a de comercialização de carros é uma delas. De fato, um levantamento da plataforma de inteligência de mercado, Similarweb, mostrou o quanto está crescendo o sistema de carros por assinatura ou carsharing. Segundo o site, a busca por um serviço cresceu 56,5% entre abril e maio deste ano. 12 milhões de visitas foram feitas a 156 sites de empresas e montadoras que oferecem o serviço. O salto é importante levando em conta que, no mesmo período de 2020, as visitas foram 7,7 milhões.

Entenda o que quer dizer carsharing?

Já todo mundo conhece o sistema de aluguel de carros. Geralmente ele costuma ser utilizado por poucos dias ou semanas, muitas vezes ligado ao turismo. Agora, o sistema de carro por assinatura se baseia num conceito similar. Só que na ideia de que a pessoa possa utilizá-lo até por anos. Isto quer dizer que a pessoa paga uma mensalidade para poder dirigir o carro. Mas jamais se torna proprietária dele e quando o prazo for finalizado (geralmente os contratos são de 12,18, 24, 36 ou 48 meses) é só devolver o carro e pronto.

Ao contratar, o cliente escolhe não só o prazo – quanto mais longo seja menor será a mensalidade- mas também a franquia de quilometragem, quer dizer, quanto pode rodar o veículo mensalmente.

Essa modalidade é ideal para aqueles que não ligam em serem os donos do carro. Também ajuda a se livrar da burocracia. É que são muitos os aspectos a levar em conta quando você é titular de um carro. Por exemplo, como pesquisar quais seguradoras são as mais confiáveis, ter os papéis ao dia, etc.

Contratando o veículo através do carsharing as companhias lidam com a documentação, manutenção, impostos e até seguro. Elas ainda oferecem carros de reserva caso o principal for estragado.

Quais são os motivos do aumento no interesse?

São muitos os fatores que levam ao incremento da procura por este sistema. Mesmo assim, um dos principais tem a ver com a forte demora e a escassez de semicondutores que gera atrasos na produção automotriz. E faz com que, quem quiser de fato comprar um carro, tenha que esperar pela entrega, às vezes até, 180 dias. Outro aspecto decisivo é o altíssimo encarecimento dos modelos tanto 0km como seminovos nas concessionárias.

O peso das novas gerações também explica a mudança. Uma pesquisa da Turbi, uma startup de aluguel de carros, aponta que, dentre as pessoas que manifestaram ter algum veículo, 25% expressou a sua intenção de vendê-lo e ficar sem ele. As razões principais foram as altas despesas que ele gera, e o pouco uso do bem.

Fonte: Uai

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.