Carro por assinatura ou locação de veículos: entenda a diferença nos contratos

O carro por assinatura ganhou força no mercado brasileiro em 2021. Com influência da pandemia do coronavírus, o setor automobilístico sofreu drásticas mudanças, assim como os consumidores, que buscam formas mais práticas de ter um automóvel.

 

Hoje, marcas como Fiat, Ford, Jeep, Renault e Volkswagen já contam com serviços de assinatura, que também são oferecidos por locadoras tradicionais, como Localiza e Movida.

Contudo, é preciso entender quais são as reais funcionalidades dessa modalidade e o que a difere de outros serviços como, por exemplo, o aluguel. E, principalmente, porque a assinatura é uma alternativa viável ou não para cada tipo de caso.

De acordo com o professor da FGV e economista especialista em indústria automobilística, Antonio Jorge, “a modalidade de assinatura surgiu em função da grande demanda que as locadoras estavam gerando junto ao setor automobilístico”. Nesse sentido, o serviço veio como uma alternativa, inclusive, para as montadoras, já que comprar um veículo se tornou uma decisão mais difícil para os clientes em geral.

Assinatura x Locação

Na opção de assinatura, o cliente paga uma mensalidade fixa para utilizar um automóvel 0-km a longo prazo, com contratos que podem durar até mesmo anos. Assim, essa é a principal diferença entre a nova modalidade e o aluguel, que funciona com períodos mais curtos de tempo e, na maioria das vezes, oferece carros usados.

Dessa forma, a assinatura é boa alternativa para clientes que querem um veículo por um longo período, mas não querem arcar com a parte burocrática da compra. Isso porque, na mensalidade, itens como documentação, IPVA, seguro e revisões já estão inclusos no valor total. Por isso, o condutor só precisa bancar com necessidades diárias como combustível, estacionamento e multas.

Além disso, vale dizer que, geralmente, as assinaturas podem ser feitas entre 12, 18, 24, 36 e até 48 meses. Porém, é necessário ficar atento nas limitações do contrato como quilometragem disponível por mês, tempo disponível de locação e verificar o que está incluso no seguro oferecido.

Valores podem alterar

Para exemplificar, a Renault lançou no início deste ano o serviço de carros por assinatura On Demand. Nele, é possível locar os modelos Kwid Zen 1.0 e a versão Outsider 1.0. Bem como o hatch aventureiro Stepway e o SUV Duster. Além de escolher o modelo, o cliente opta por planos de 12, 18, 20 ou 24 meses.

Entre os planos, é necessário pagar uma garantia de contrato e, quanto maior o prazo de assinatura, menor a mensalidade. No caso do Kwid Zen, por exemplo, o valor para locação de 12 meses parte de R$1.682,35. Mas se o consumidor optar pelo plano de 24 meses, o valor cai para R$1.504,10. No entanto, os preços variam de plataforma para plataforma.

“O mercado se ajusta de acordo com a necessidade e não existe uma única solução. Hoje, a demanda está alta e a oferta, pequena. E decidir assinar ou alugar vai depender da necessidade do consumidor. O principal conselho é colocar todas as contas no papel”, pontua o Consultor da ADK Automotive, Paulo Garbossa.

Assinatura não é o mesmo que financiamento

É muito comum as pessoas confundirem a assinatura com o leasing. Que é uma modalidade de financiamento de veículos muito comum, por exemplo, nos Estados Unidos, mas pouco utilizada no Brasil. Seja como for, o leasing tem uma grande diferença em relação à assinatura.  Pode ser decisiva na escolha do consumidor.

No leasing, o cliente aluga um carro por um período e paga as mensalidades ao banco. Então, ao final do contrato, há a possibilidade de o condutor comprar o veículo com juros mais baixos. Além disso, é possível renovar o aluguel ou devolver o veículo.

No entanto, na assinatura, na maioria das vezes o veículo não fica disponível para venda ao fim do contrato. Isso porque ele pertence à montadora ou locadora. E o cliente contrata o serviço, mas sem a prerrogativa de compra futura.

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