Aluguel de carros em São Paulo retoma patamar pré-pandemia

O diretor da ABLA no Estado, Daniel Huss, afirma que o mercado em São Paulo já está com viés positivo. O setor de locação prevê alta na recuperação para o segundo semestre em São Paulo

 

Em São Paulo, as 2.222 locadoras existentes adquiriram pouco menos de 28 mil veículos em 2020, finalizando o ano com uma frota total de 104 mil automóveis e comerciais leves emplacados no Estado. De acordo com a Associação Brasileira de Locadoras de Automóveis (ABLA), mesmo com as compras em 2021 prejudicadas pela falta de produtos devido à crise na cadeia produtiva das montadoras, o setor já retomou os patamares pré-pandemia.

O diretor da ABLA no Estado, Daniel Huss, afirma que o mercado em São Paulo já está com viés positivo. “A demanda está aquecida e demonstra recuperação em relação ao primeiro semestre do ano passado. As pessoas estão utilizando mais transporte individual por conta da pandemia e isso também estimula o aluguel de veículos”, ressalta.

O setor trabalha com a previsão de alta ainda maior no segundo semestre, deixando para trás a fase de retração vivida no ano passado. Segundo Huss, com a flexibilização das medidas restritivas, as locadoras estão se ajustando para ampliar os negócios. “Os carros por assinatura cresceram e as empresas voltaram a nos procurar, compensando até as diminuições das locações para motoristas de aplicativos. As vendas de usados também estão aquecidas desde o final do ano passado, favorecendo a desmobilização”.

Por outro lado, a recuperação da demanda é acompanhada da preocupação com o atraso na entrega de novos carros e o aumento dos preços. “A renovação da nossa frota está prejudicada pelo aumento em torno de 25% a 40% nos preços dos carros novos. Esse custo tem de ser repassado para as nossas tarifas, porém nem sempre isso é possível de ser feito, sob o risco de perdermos os clientes”, disse o diretor da ABLA.

Daniel Huss lembra ainda a alta do IPVA para as locadoras, que pagavam sobre a alíquota de 2% e que, este ano, passaram a recolher 4% do valor da frota, “além das taxas do Detran e o ICMS, que também subiram”. A ABLA obteve liminar para manter, ao menos para o ano de 2021, o desconto na alíquota do IPVA para a frota total das locadoras no Estado.

Fonte: Panrotas

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.