Localiza (RENT3) + Unidas (LCAM3): quando o todo é maior que a soma das partes

A Localiza (RENT3) é a maior locadora de veículos do Brasil — e uma das queridinhas dos investidores. Há anos, ela é uma das raras empresas que consegue aliar crescimento e rentabilidade; seus balanços mostram que as operações e finanças funcionam como um relógio preciso.

A Unidas (LOCAM3) não é exatamente uma novata nesse setor, mas ganhou escala de uns anos para cá, especialmente após a compra da Locamérica. Ainda está longe da Localiza, mas já conquistou um espaço de destaque e é uma das marcas de referência para os clientes.

A provável junção de Localiza e Unidas, portanto, alia o player mais tradicional e respeitado desse mercado a um competidor que vem crescendo trimestre após trimestre . Uma equipe difícil de ser batida.

Só que, no mercado, é muito comum que 1 + 1 não seja igual a 2.

A combinação entre as duas companhias não equivale à soma entre as bases de ativos de cada uma separadamente. Os ganhos são muito maiores.

Localiza e Unidas, no mesmo time, terão vantagens importantes: acesso a crédito, custos diluídos pela escala gigantesca da operação, maior poder de barganha na compra de veículos junto às montadoras. Isso tudo dará ao conglomerado a possibilidade de praticar preços mais competitivos na hora de alugar um carro.

É verdade que o Cade provavelmente vai exigir alguns remédios para dar sinal verde à operação. E muitos estão estranhando a postura mais bondosa do órgão regulador em relação a um conglomerado com tanto poder.

Mas, independente disso: para os acionistas de Localiza e Unidas, as sinalizações positivas do Cade quanto à fusão são animadoras. Dos dois lados, há ganhos operacionais e estratégicos . E valor a ser destravado no mercado de ações.

Nosso colunista Ruy Hungria mergulhou nos números das empresas e detalhou os pontos positivos para Localiza e Unidas, mostrando os desdobramentos dessa transação para os investidores. Recomendo demais a leitura.

Fonte: seudinheiro.com

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.