IPVA e aplicativos de transporte fazem frota nas locadoras cresce 18%

A quantidade de estabelecimentos que prestam o serviço também teve crescimento significativo no Estado, saindo de 243 em 2017 para 290 em 2018 

Karla Araújo

A frota de automóveis e comerciais leves aumentou 18% nas locadoras de veículos de Goiás em 2018. Em 2017, eram 8.872 veículos. O número saltou para 10.944 no ano passado. A quantidade de estabelecimentos que prestam o serviço também teve crescimento significativo no Estado, saindo de 243 em 2017 para 290 em 2018. Os dados foram divulgados no Anuário Brasileiro do Setor de Locação de Veículos 2019, publicado pela Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (Abla).

Presidente em exercício do Sindicato das Empresas de Locação de Automóveis do Estado de Goiás (Sindloc), Adriano Donzelli afirma que é comum o setor registrar crescimento durante crise econômica, pois as empresas vendem suas frotas e optam por alugar veículos. “Pagar pelo uso é melhor do que pagar pela propriedade. Além da crise, essa tendência está cada vez mais forte no mercado em geral”, avalia o presidente.

Adriano também atribui o aumento à redução do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). “Também tem relação com o aumento na quantidade de locadoras. Empresas que ficavam em outros Estados, mas em cidades próximas a Goiás, migraram para o nosso Estado”, explica Adriano. Proprietário de uma locadora de veículos, Adriano afirma que os negócios melhoraram cerca de 70% no ano passado.

Terceirizados

Apesar de o anuário não trazer números específicos sobre a locação de veículos para motoristas parceiros de aplicativos de transporte individual de passageiros, como Uber e 99Pop, o diretor regional da Abla em Goiás, Rogério Vila Verde, afirma que estes clientes contribuíram de forma significativa para o crescimento da demanda. “Ao longo dos últimos anos, abriram novas locadoras com foco neste público”, afirma o diretor.

O aluguel de carros para motoristas de aplicativos entra na categoria de terceirizados, que teve participação de 70% na frota de 2018. Entretanto, o crescimento em relação ao ano anterior foi de apenas 1%.

Joades Alves de Souza trabalha com locação de veículos há mais de 30 anos e afirma que o mercado sofreu diversas transformações ao longo das últimas décadas. “Há alguns anos, as empresas de engenharia eram as principais clientes, mas caiu muito. Hoje, mineração é a que mais aluga”, explica Joades.

Rodrigo Melo está no mercado há 12 anos e afirma que a percepção do consumidor em relação à locação de veículos também mudou. “As pessoas estão com mais consciência sobre o serviço, fazendo contas e vendo os benefícios financeiros”, diz.

Nacional

O anuário da Abla aponta que, em todo o País, existem mais de 13 mil locadoras de veículos. Em 2017, eram 11 mil. A quantidade de usuários do serviço também aumentou significativamente, passando de 27,2 milhões em 2017 para 43 milhões no ano seguinte.

Porém, o faturamento líquido mudou pouco, de R$ 13,5 bilhões para R$ 13,9 bilhões. De acordo com Adriano, o resultado aponta que o mercado cresceu, porém o serviço ficou mais barato.

A frota nacional de automóveis e comerciais leves nas locadoras foi de 826 mil veículos no ano passado. Em 2017 eram 709 mil. No ano anterior, 632 mil. Levando em consideração caminhões e insumos, ônibus e micro-ônibus e motocicletas, a soma é de 1,4 milhão de veículos em 2018 e 1,2 milhão em 2017.

 

Fonte: O Popular

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.