Governo cria sistema para facilitar multa a motoristas de carro alugado

multa
Resolução permite às locadoras informarem online os dados do locatário. Segundo o Contran, medida é para que infratores recebam pontos na CNH.
O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou nesta segunda-feira (25) uma resolução que permite as locadoras de veículo publicarem online os dados dos motoristas que contratarem um aluguel de carro. Os dados serão encaminhados para um sistema que vai interligar os Detrans com as locadoras. O objetivo, segundo o Contran, é evitar que o motorista de um carro alugado que cometer uma infração deixe de ser penalizado com a pontuação na carteira. De acordo com a resolução, a nova norma passa a valer a partir de maio de 2014.
O Contran explicou que hoje, sem o sistema interligado, é comum as locadoras não informarem os dados do motorista que cometeu uma infração de trânsito. Agora, poderão alimentar o sistema com as informações do locatória no momento da contratação do serviço. Com isso, se o veículo for flagrado cometendo alguma infração no período do aluguel, automaticamente o órgão de trânsito já vai adicionar os pontos da multa na carteira de habilitação do motorista.
Ainda segundo o Contran, se o motorista que alugou um carro não estiver dirigindo na hora que a infração for cometida (se um parente estiver ao volante, por exemplo), ele poderá acionar o Detran para informar quem de fato deve receber a multa.
Fonte: Portal do Trânsito

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.