Fabricantes investem em locação de veículos

A falta de perspectiva de a indústria automotiva brasileira voltar a vender 3,5 milhões de veículos zero-quilômetro por ano, como em 2011, e a evidente mudança de perfil de boa parte dos consumidores – que não te planos de comprar um automóvel novo – estão fazendo as fabricantes reverem seus antigos conceitos de atuação para sobreviverem em um mercado tão competitivo.

Aos poucos, as marcas estão estudando e implantando soluções de mobilidade, como a locação de carros nas concessionárias. A pioneira foi a Toyota, que, em setembro do ano passado, lançou o Toyota Mobility Servives (TMS). Por meio do aplicativo baixado em smartphones, ela disponibiliza alguns de seus modelos para aluguel.

Prática comum em países mais desenvolvidos

O serviço da montadora japonesa também é oferecido na Argentina, no Chile e no Uruguai e vem atendendo um número cada vez maior de pessoas que optam pelo aluguel de acordo com suas necessidades de locomoção.

“Os países mais desenvolvidos já adotam essa prática há algum tempo”, afirma Roger Armellini, diretor de mobilidade da Toyota. “A mudança de comportamento do cliente, a percepção de que as famílias não precisam ter dois carros na garagem e a tendência de economia compartilhada são fatores que levaram a essa decisão.”

Caminho sem volta para

O download do Toyota Mobility Services pode ser feito para os sistemas iOS e Android e, em seguida, o usuário realiza um cadastro. A partir disso, ele está apto a agendar o aluguel e retirar o carro em uma das 33 concessionárias recrutadas de São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Recife e Salvador. Todo o processo, desde a reserva até o pagamento, é feito de forma digital pelo aplicativo.

“Os primeiros meses foram importantes para assimilar essa nova cultura do cliente, que passa a nos enxergar não só como montadora mas como empresa de mobilidade”, afirma Roger Armellini, diretor de mobilidade da Toyota.

Etios, Yaris e Corolla são os automóveis oferecidos pela Toyota, que também coloca à disposição modelos da sua marca premium Lexus. Os preços das diárias partem de R$ 149 (Etios SD X Plus com transmissão automática) e os valores para os Lexus vão de R$ 499 (UX 250h Dynamic) a R$ 699 (ES 300h). O aluguel inclui seguro completo.

Segundo Armellini, depois de um “período de experiência”, a Toyota providenciou cerca de 20 alterações no aplicativo TMS para melhorar o entendimento das normas de locação e deixar a navegação mais rápida, segura e amigável.

Conhecer um carro recém-lançado

Hoje, Etios e Yaris são os carros mais requisitados por terem os preços de locação mais baixos. Mas, no começo, o preferido era o Corolla Hybrid flex, por causa das novidades do motor. “Muita gente alugou para ter uma experiência maior com o carro recém-lançado”, revela Armellini.

Um desses interessados é o engenheiro de produção João Fugimoto, que usou o aplicativo para conhecer o novo Corolla. “Fiquei curioso para dirigir o Corolla Hybrid, então o aluguei quatro vezes”, afirma. Dono de um Volkswagen Jetta e de um Mercedes-Benz C130, Fugimoto alugou o carro da Toyota por um período de três ou cinco dias e elogia a iniciativa. “O custo/benefício é muito bom, o passo a passo do aplicativo é tranquilo e o tratamento da concessionária torna-se personalizado”, diz

Para ele, serviços de mobilidade – como a locação de carros – são um caminho sem volta e as fabricantes não poderão fugir deles se quiserem sobreviver. “As novas gerações não querem comprar automóveis e as montadoras têm a obrigação de pensar em alternativas viáveis”, acredita.

Números do aplicativo TSM

  • 11 mil clientes cadastrados no TMS do Brasil
  • 40 mil clientes cadastrados na América Latina
  • 50 mil downloads do aplicativo já foram feitos
  • 33 concessionárias Toyota estão envolvidas da nova modalidade
  • De 35% a 40% dos usuários não são donos de Toyota
  • 80% do público é masculino, com idade entre 38 a 45 anos
  • 4 dias é o tempo médio das locações
  • Entre 120 e 300 é o número de carros na frota de aluguel

Nissan e Volkswagen se mexem

De olho no serviço oferecido pela Toyota, a Nissan já planeja soluções de
mobilidade. No ano passado, ela lançou o “Vou de Nissan”, programa
piloto de locação de veículos zero-quilômetro destinado
, primeiramente, aos funcionários. Eles se cadastram, alugam um modelo que pode ser Kicks, March ou Versa com seguro e revisão incluídos e no fim do contrato de um ano têm a opção de comprá-lo ou devolvê-lo.

….Veja a matéria completa em: https://mobilidade.estadao.com.br/meios-de-transporte/carro/fabricantes-comecam-a-investir-em-locacao-de-veiculos/

Translate »
WhatsApp chat