40% do faturamento das locadoras do CE vêm de terceirização da frota

A terceirização de veículos representa 40% do total dos aluguéis das locadoras no Estado, segundo dados do Anuário Brasileiro do Setor de Locação de Veículos 2018, feito pela Associação Brasileira de Locadoras de Veículos (Abla). Atualmente, a frota cearense é composta por 10.113 mil automóveis e comerciais leves, o segundo maior mercado do Nordeste, atrás apenas de Pernambuco (15.661).

Apesar do bom número de empregados no setor, alguns estabelecimentos tiveram de se readequar ao mercado. De acordo com Juliana Garcia, gerente comercial da Euro Locadora, em razão da crise econômica no Brasil, principalmente nos anos de 2015 e 2016, a companhia precisou mudar sua estrutura de atendimento e pessoal. Passou dos clientes de “balcão” para o aluguel de frota a empresas.

“Houve períodos entre a alta e baixa estação que a procura despencava entre 30% e 40%. Mudamos nosso foco e, hoje, todos os nossos veículos são terceirizados por empresas”, explica. O processo, iniciado em 2015, foi finalizado em janeiro deste ano. Mas a situação já melhorou. A empresa, segundo Juliana, está expandindo seu portfólio de automóveis. “Uma vez chegamos a ter uma frota com 180 veículos. Hoje são 100. Mas estamos aumentando aos poucos. Temos 20 novos previstos em contrato”, afirma.

Para Carlos Augusto, gestor de contratos da ECC Rent a Car, a economia para quem terceiriza a frota está na manutenção. “O cliente não gasta com a compra do veículo e sua eventual manutenção. Locando, não há responsabilidade, apenas gastos com o combustível”, explica. Atualmente, a companhia conta com 100 veículos. “O mercado começa a melhorar, apesar de algumas empresas se indisporem. Não decidem ter frota e nem compram veículos”, observa.

O presidente do Conselho Nacional da Abla, Paulo Miguel Júnior, chama a atenção para a importância do setor. “Precisamos que o poder público nos veja como players essenciais para a mobilidade urbana, assim como dê condições comerciais adequadas por parte de montadoras e bancos para que as locadoras aumentem suas frotas, cresçam, atendam mais usuários”, diz. Ao todo, 11.482 locadoras atuam no Brasil. Compõem uma frota de 709.033 automóveis e comerciais leves.

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.