10 dicas que auxiliam o aumento das vendas

Já parou para pensar no que realmente influencia na decisão de compra do cliente?

Para auxiliar no entendimento desses aspectos comportamentos, o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) selecionou algumas dicas para conquistar de vez a clientela. Confira:

1- DECISÕES SÃO BASEADAS NA EMOÇÃO

As decisões das pessoas são tomadas através de um sentimento, necessidade ou emoção e não necessariamente por um processo lógico. Por isso, oferecer benefícios impalpáveis – como bem-estar, alegria, euforia e/ou outros – pode ser um meio para o fechamento da venda.

2 – AS DECISÕES SÃO JUSTIFICADAS COM FATOS

O cliente não costuma aceitar que fará a compra em razão de um sentimento. Portanto, oferecer informações, diferenciais e justificativas para compra do produto é essencial para um bom negócio.

Por isto é fundamental conhecer o produto e serviço que está oferecendo e apresentar exemplos de seu uso e vantagens para aquisição.

3 – ATENTE-SE À IMPORTÂNCIA DO VALOR DO PRODUTO

O valor do produto não é apenas um número, ele não se restringe ao aspecto financeiro, vai além. Envolve todo o benefício que vem juto ao produto/serviço adquirido. O comprador costuma comparar o valor oferecido com o que os outros cobram e com o que ele está acostumado a pagar. Você deve mostrar que o valor que está entregando ao cliente é igual ou melhor do que os concorrentes

4 – PESSOAS NÃO SÃO MÁQUINAS

Muitos clientes gostam de interagir, compartilhar experiências e emoções. É importante tratá-lo pelo nome, apresentar histórias, experiências de outros clientes, fotos de clientes satisfeitos, por exemplo.

5 – AS PESSOAS GOSTAM DE COMPRAR

Fazer compras desperta na maioria das pessoas um sentimento de prazer. O que as pessoas não gostam é de serem enganadas ou iludidas. Então, ao invés de tentar vender, busque ajudar as pessoas. Venda bons produtos, faça ofertas atraentes e trate as pessoas de forma honesta.

6 – VENCENDO A DESCONFIANÇA DO CLIENTE

As pessoas não gostam de investir em algo incerto que a deixem expostas a riscos. Tenha sempre à disposição do cliente resultados de pesquisa, certificações, testemunhos, etc.

7 – O SEU PRODUTO É O QUE O CLIENTE PRECISA

Mesmo que tenham vontades intangíveis, as pessoas estão sempre buscando alguma coisa. Destaque para o seu cliente o quanto o seu produto preencherá as necessidades dele.

8 – AS PESSOAS BUSCAM CONVENIÊNCIA

As pessoas têm adaptado seus hábitos de consumo e dado preferência para a comodidade do comércio eletrônico ou da loja mais próxima. Por isso, é sensato enfatizar a conveniência e a exclusividade do que você deseja vender.

9 – PESSOAS GOSTAM DE EXPERIMENTAR

Algumas pessoas nunca compram pela Internet por que não têm como tocar, ver, provar ou experimentar o produto. Se as características do seu produto podem variar muito com relação aos demais do mercado, pense sobre como as pessoas compram nas lojas e se pergunte se há algum elemento de experiência de consumo que falta às suas mensagens de venda.

10 – O MOVIMENTO DE MANADA

A maioria das pessoas imita o comportamento de consumo da multidão. Buscamos a orientação no outro, especialmente quando estamos em dúvida. Perguntamos: “O que os outros pensam sobre isso? O que os outros sentem? O que os outros fazem?” Então agimos de acordo. Por isso testemunhos e cases influenciam tanto.

Conhecer o comportamento das pessoas é extremamente importante para se realizar boas vendas, mas não se pode deixar de dar atenção às diversas dimensões da gestão do seu negócio. Buscar conhecimento é sempre a melhor forma de evoluir.

Fonte: ESBRASIL

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