IPVA Bahia 2020 ficará mais barato

Bahia

Em alguns estados, o imposto no próximo ano vai subir, já em outros o imposto foi possível reduzir o valor, como aconteceu com o  IPVA Bahia 2020.

 

O IPVA é um imposto cobrado anualmente pelos Estado brasileiros. O dinheiro arrecadado com o pagamento desse imposto é utilizado para financiar os serviços públicos como saúde, educação e transporte do estado e da cidade em que o veículo foi emplacado.

O valor cobrado no IPVA é definido com base na tabela montada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), que aponta o preço de mercado do veículo por algumas características como marca, modelo e ano.

Além disso, é levado em consideração a legislação estadual e as alíquotas apenas dependendo da categoria. O resultado é feito com base no cálculo alíquota x valor do automóvel.

Baianos pagarão menos

Os contribuintes baianos podem ficar tranquilos pois o IPVA Bahia 2020 ficará em média 3,56% mais barato que no próximo ano.

  • Os veículos utilitários são os que mais serão beneficiados por essa queda, em média esses contribuintes irão pagar 4,35% a menos que em 2019;
  • Automóveis que terão uma diminuição de 4,20%;
  • Ônibus e micro-ônibus o valor ficará em média 3,93% menor;
  • Motos e caminhões terão uma queda respectivamente de 2,72% e 2,62% em 2020.

O contribuinte pode escolher parcelar o IPVA Bahia 2020 em três vezes. A data de vencimento das parcelas leva em consideração os números finais das placas dos veículos.

Caso o motorista queira consultar mais informações é necessário acessar o site da Sefaz da Bahia. No site é possível consultar valor, formas de pagamento e desconto.

Arrecadação do Governo

A Bahia tem cerca de dois milhões de veículos em sua frota, com isso o  IPVA é a segunda fonte de arrecadação do governo baiano.

O tributo deve ser pago por todos os proprietários de veículo e não quitar esse débito faz com que o motorista não possa licenciar o carro.

Além disso essa dívida pode gerar ao motorista uma infração gravíssima, uma multa e o veículo pode ser apreendido. O atraso no pagamento pode fazer com que o motorista fique com o nome restrito.

Fonte:  FDR
Por:  Jheniffer Freitas

Editado

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.