DETRAN RJ: disponível 2° via do IPVA  

Rio de Janeiro

No início do ano o brasileiro tem alguns impostos fixos que sempre devem ser pagos, entre eles o Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA).

 

Para se antecipar no pagamento é possível solicitar a 1° via do imposto. Disponível no DETRAN RJ, os cariocas também utilizam o sistema quando há extravio ou perda do boleto.

 

Normalmente, cada contribuinte recebe o seu carnê diretamente no endereço cadastrado no DETRAN RJ. No entanto, pode acontecer do boleto não chegar, e para não atrasar o pagamento é que o governo do Rio de Janeiro possibilitou o acesso online.

IPVA é pago por todos os proprietários de veículos automotores, seja carro, moto, ônibus, caminhão, van e etc. O valor arrecadado é dividido entre o governo do estado e o município em que o transporte foi emplacado.

Do total de verbas são destinadas parcelas para financiar os setores de atendimento ao público, por exemplo: saúde, educação, segurança, infraestrutura. Logo, é obrigação do contribuinte fazer o pagamento devidamente.

 

2° via do IPVA no site do DETRAN RJ

Com a possibilidade de acesso online, usando os recursos da tecnologia, conseguir imprimir mais uma via do boleto ficou simples. Basta acessar o site do DETRAN RJ e inserir as informações solicitadas.

Não há necessidade de comprovar que é o dono do veículo, mas será preciso informar dados como: placa e RENAVAM. Informações presentes também no documento de CRLV.

No menu o usuário escolhe pela opção “Veículos”, em seguida acessa por “Informações IPVA” e “Emissão de guia de pagamento”. Outra alternativa é acessar as informações clicando em “IPVA” e “Consulta Bradesco”.

O processo é totalmente gratuito e pode ser feito de qualquer plataforma com acesso a internet. Seja celular ou computador. Além da impressão em papel o usuário pode usar o internet banking para quitar o débito. O sistema carioca tem parceria automática com o Banco Bradesco.

O Detran possibilita o pagamento em uma única cota, ou por parcelamento em até três vezes. Com início no mês de janeiro e término em março. Até o momento não foi divulgado o cronograma para 2020.

Fonte: FDR

 

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.