Sistema Dynafleet da Volvo vem de fábrica para gerenciar remotamente as frotas de veículos

volvo_dynafleet

Sistema Dynafleet da Volvo vem de fábrica para gerenciar remotamente as frotas de veículos
O sistema Dynafleet de gerenciamento de frota é uma importante ferramenta para aumentar a produtividade dos caminhões Volvo. Com o Dynafleet, o transportador gerencia os veículos de acordo com as características da operação, carga e rota. “O sistema da Volvo é muito avançado e permite um acompanhamento online, em tempo real, de toda a telemetria do veículo,
o posicionamento e o consumo de diesel e de Arla32”, afirma Nilton Roeder, diretor de estratégia, desenvolvimento de negócios e suporte a vendas de caminhões do Grupo Volvo América Latina. É um recurso original de fábrica e que pode ser instalado nas linhas F e VM de caminhões.
Com este recurso é possível verificar os dados operacionais do veículo, tudo remotamente, por meio de um computador conectado na internet. É possível gerar relatórios que ajudam no gerenciamento da frota, tomando as melhores decisões, de forma mais ágil e rápida. O usuário pode ver as informações do veículo num computador de mesa, laptop ou até mesmo num tablet ou celular.
“Essa flexibilidade de acesso aos dados dos veículos dá muita agilidade para o dono dos caminhões e/ou administrador da frota. Eles não precisam estar no seu escritório para tomar decisões. Podem fazer isso de qualquer lugar”, destaca Roeder, ao lembrar que o aplicativo do Dynafleet para smartphone já está disponível.
Os transportadores usam esta ferramenta também para reduzir o consumo de diesel, o item de maior impacto na planilha de custos do setor no Brasil. “É possível monitorar o consumo de toda a frota por caminhão, individualmente, conhecendo assim o desempenho por motorista”, diz Luiz de Jesus, planejador de produto do Grupo Volvo América Latina. Com uma série de dados na mão, o frotista pode baixar o consumo por meio da otimização das rotas ou com treinamento contínuo e de determinados motoristas.
O Dynafleet é oferecido em duas opções de serviços. A primeira é a Gestão de Frota, que tem uma importante ferramenta de telemetria, podendo coletar dados remotamente, gerando relatórios gerenciais, tais como consumo de combustível, informações sobre a utilização do motor, alarme de mudança brusca no nível de combustível, entre outras situações.
Na opção Gestão de Frota e Posicionamento, além da telemetria, o usuário pode utilizar o sistema para obter os dados de posicionamento geográfico, do histórico de posições e definir as chamadas “cercas logísticas” para controle de entradas e saídas dos veículos em áreas-alvo. “O Dynafleet é um sistema indispensável para que o transportador possa tomar decisões mais rápidas e acertadas na operação de transporte”, diz Roeder.
Os caminhões Volvo são equipados com um módulo eletrônico e uma antena, que transmitem os dados do veículo via rede de telefonia GSM/GPRS para o portal Dynafleet. O sistema pode ser acessado de qualquer computador ligado à internet, ou até mesmo ser integrado a um sistema administrativo de gestão já utilizado pelo transportador.
Os veículos da nova linha F já saem de fábrica prontos para ativação do Dynafleet. Para veículos mais antigos (a partir de caminhões equipados com motor D12D e linha VM com motor eletrônico) também é possível instalá-lo na rede de concessionárias Volvo.
Assessoria de Imprensa
Grupo Volvo
 
Fonte: www.brasilengenharia.com.br
 

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.