Turismo prevê bom desempenho do Carnaval impulsionado por Copa do Mundo

A chegada dos grandes eventos, especialmente a Copa do Mundo, promete aquecer o setor do turismo no Rio durante todo o primeiro semestre de 2014. O Carnaval, um dos eventos mais procurados na cidade, deve ser um termômetro do segmento para o Mundial da Fifa, e a expectativa é de superação dos números do ano passado, de acordo com previsão da Secretaria Municipal de Turismo – Riotur. Segundo o órgão, apenas no Rio, espera-se que 918 mil turistas visitem a cidade durante o período carnavalesco, um aumento de 2% em relação a 2013.
Durante os animados blocos de rua e desfiles na Marquês de Sapucaí, a economia também deve apresentar resultados superiores aos do Carnaval passado, e a cidade contará com a entrada de US$ 734 milhões oriundos diretamente do setor do Turismo, enquanto os 900 mil turistas do carnaval de 2013 geraram US$ 665 milhões.
Para garantir o sucesso da festa e o conforto dos foliões, esquemas de segurança, trânsito e infraestrutura ainda serão elaborados e estudados pela Riotur. No ano passado, foram disponibilizados 17,2 mil banheiros químicos nos trajetos dos blocos de rua, e o número deve crescer neste ano. Além destes, 55 contêineres sanitários complementaram o sistema de limpeza do Carnaval em toda a cidade. Oitenta UTI’s móveis também estiveram a postos para atendimentos. A organização do trânsito incluiu 1.690 agentes, controladores de tráfego e intensificação das sinalizações, e a segurança ficou a cargo de 14 mil policiais militares.
Para este ano, o secretário municipal de Turismo, Antônio Pedro Figueira de Mello, enxerga com otimismo a vinda da Copa do Mundo, que desperta a curiosidade de turistas estrangeiros e brasileiros em relação à cidade, e ainda afirma que os números do setor “não param de crescer”.
“O próximo ano é de extrema importância para nós. Com a realização da Copa, os olhos do mundo estão voltados para o Rio de Janeiro. Os grandes eventos tornaram a cidade ainda mais atrativa. Por isso os números do turismo não param de crescer”, comemora o secretário.
O presidente da Associação Brasileira de Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro (ABIH-RJ), Alfredo Lopes, acredita que a visibilidade espontânea gerada pela proximidade dos grandes eventos deve refletir no desempenho do turismo já durante o Carnaval, em março. Especialista no segmento, Alfredo ainda aposta na boa ocupação dos hotéis da cidade, que apresentou pequena redução durante o Réveillon de 2013.
“Com a proximidade da Copa e Olimpíadas, o Rio de Janeiro está sendo conhecido com mais força no mundo inteiro. Acreditamos que essa divulgação espontânea reflita, ainda em março, no número de turistas que a cidade vai receber e na boa ocupação da hotelaria. A nossa expectativa é manter ou superar os 87% de taxa de ocupação que tivemos no Carnaval do ano passado”, arrisca.
Do Jornal do Brasil.

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.