Santa Catarina poderá ter duas montadoras chinesas

sc chin

De Estela Benetti/Clic RBS

Geely e Great Wall poderão se instalar em Santa Catarina. As duas montadoras chinesas estariam em negociação com o governo estadual para montar suas bases na região, a fim de produzirem um total de 150.000 veículos por ano.
A Geely deverá iniciar a comercialização de carros em breve e amanhã (21) fará sua apresentação oficial ao mercado, divulgando o sedã médio EC7 como seu primeiro modelo no Brasil. No caso de Santa Catarina, uma área de mais de 1 milhão m2 no porto de Imbituba está sendo oferecida pela Santos Brasil – operadora do terminal portuário – e pelo governo do estado.
No entanto, a decisão da chinesa não estaria tomada em virtude da possibilidade de instalação da planta em São Paulo, que possui um parque de fornecedores mais estruturado. Essa é a única desvantagem de Imbituba, que mesmo em Santa Catarina, fica distante das indústrias do norte do estado. Amanhã, a Geely pode indicar qual a região em que sua fábrica será erguida. A capacidade instalada será de 100.000 carros por ano.
Great-Wall-Haval-M4-620x412
 
Outra que estaria interessada em Santa Catarina é a também chinesa Great Wall. A empresa já dispõe de um site no Brasil e tem uma gama de seis modelos como proposta. Inclusive a marca esteve presente no último Salão do Automóvel. A ideia inicial era instalar uma fábrica em São Paulo com sócios brasileiros, mas aparentemente o interesse se voltou para a região sul, cuja negociação começou ainda em 2012.
A Great Wall quer investir R$ 3 bilhões em 10 anos e produzir 50.000 veículos por ano. No entanto, o interesse da chinesa em Santa Catarina está relacionado com a cidade de Joinville, norte do estado. Por enquanto, nem montadora e nem governo local falam sobre o assunto.
Fonte: Notícias Automotivas
 

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.