Salão de Genebra: esperança no mercado europeu

O Salão do Automóvel de Genebra antecipou suas novidades para a imprensa na quarta-feira, 5, antes de começar a receber o público, o que acontece entre 6 e 16 de março. O evento mostra certo otimismo para o mercado da região que, depois de enfrentar perdas severas nos últimos anos, teve alta de 5,5% em janeiro na comparação com o mesmo mês do ano anterior. O resultado traz a esperança de que o período de sucessivas contrações tenha chegado ao fim.
O salão mostra algumas consequências da crise econômica na região. Uma delas é a nova estrutura da PSA Peugeot Citroën, que passou a ter entre seus maiores acionistas o governo francês e a chinesa Dongfeng. A mostra é o último evento global a contar com a presença do atual CEO Philippe Varin. A partir de abril Carlos Tavares assumirá esta posição.
Nesse cenário, a mostra traz uma série de novidades para o segmento de veículos compactos, entre eles o Renault Twingo, Citroën C1 e Peugeot 108. Uma série de novos esportivos também é destaque no evento, como Audi TT, Porsche Macan, McLaren 650S Spider, Lamborghini Huracan e Ferrari California T.
Para o Brasil, a grande novidade do evento é o novo modelo da marca Jeep que será o primeiro a ser fabricado na planta que o Grupo Fiat Chrysler constrói no município pernambucano de Goiana (leia aqui). Há ainda carros como o Ford Focus, que ganhou novas tecnologias, o Peugeot 2008 e o Evoque com câmbio de nove velocidades, que devem chegar o mercado nacional em breve.
Enquanto a Fiat aproveita o Salão de Genebra para destacar seu plano de expansão no Brasil, a Ford mostra menos otimismo para o País. Mark Fields, COO da companhia, alertou no evento que os países que compõe o bloco de emergentes Bric, com exceção da China, poderão enfrentar capacidade ociosa nos próximos anos como reflexo da redução do ritmo de crescimento destes mercados.
Da Redação AB.

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.