Para empreender, comece a pensar como um gestor

para-empreender-comece-pensar-gestor

Abrir mão de um cargo numa empresa consolidada para começar a empreender praticamente sem experiência e apenas com uma ideia e um sonho em mãos é, sem dúvida, uma decisão bastante difícil de ser tomada. Mas, agora que você já sabe que este é o passo que você quer dar em relação à sua vida profissional, é só colocar em prática?
Não é tão simples assim. Antes de pensar no business plan, aprimoramento do conceito e do produto, contratações e campanhas de marketing, você deve começar a agir e raciocinar como um gestor. Para te ajudar a fazer essa transição, o Santander Empreendedor reuniu algumas dicas. Confira-as a seguir:
1 – Aprenda com seus antigos chefes: você admirava ou simplesmente odiava o seu chefe? Por quê? Respondendo essas perguntas você terá a base para começar a refletir a respeito do modelo de gestão que você seguirá, sempre adequando estas características aos seus objetivos, perfil profissional e personalidade.
2 – Não desista: todo empreendedor deve ser persistente, porque são muitos os desafios que você encontra ao colocar uma empresa no mercado. Por isso, se você não conseguir contratar talentos natos imediatamente, não se desespere. Encare sua equipe como uma pedra bruta e lapide-a para que eles se tornem de fato excelentes profissionais.
3 – Honestidade, sempre: você quer que funcionários encontrem na sua figura como gestor uma pessoa na qual eles podem confiar, certo? Então, seja sincero. Apresente a atual situação da empresa, como você a imagina e de quais maneira pretende chegar lá. Deste modo, você consegue engajar a equipe, mostrando que todos são fundamentais para o desenvolvimento do negócio. O mesmo vale para os clientes, afinal mentiras apenas impedirão que eles voltem a consumir no seu estabelecimento.
4 – Tenha apoio: para que você se sinta completamente seguro com a decisão que você tomou, é importante ter o apoio da família ou, pelo menos, saber que pode confiar num amigo-mentor para te ajudar a lidar com todas as questões que surgirão pelo caminho. Essa é uma trajetória estressante, de modo que não ter com quem contar pode prejudicar seu desempenho até no que diz respeito a enxergar as possibilidades do mercado.
 
Fonte: Portal Santander Empreendedor

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.