Financiamento de veículos no Brasil cai 26,1% em janeiro, diz Cetip

O total de veículos vendidos por meio de financiamento no Brasil somou 367.507 unidades em janeiro, uma queda de 26,1 por cento em relação ao mesmo mês de 2015, informou nesta quarta-feira a Cetip.
Os números, que levam em consideração automóveis de passeio, comerciais leves, motos e pesados, usam dados da Unidade de Financiamentos da Cetip, que opera o Sistema Nacional de Gravames (SNG).
Segundo o levantamento, os veículos novos tiveram a maior queda nos financiamentos, de 36 por cento, para 143.056 unidades, com destaque para automóveis, com baixa de 41 por cento. Já os usados tiveram recuo de 18 por cento, para 224.451 veículos financiados.
O prazo médio de financiamento dos automóveis leves novos caiu de 39,2 para 37,4 meses no comparativo anual.
O movimento segue o desempenho global da indústria automotiva, que tem mostrado sucessivas e agudas quedas na produção e vendas, dada a recessão no país.
A Anfavea, associação das montadoras, afirmou no começo do mês que a produção brasileira de veículos caiu 29,3 por cento em janeiro ante igual período de 2015.
E a Fenabrave, que representa os revendedores, disse que as vendas de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus devem ter queda de cerca de 6 por cento em 2016, após um 2015 que o setor acumulou retração de 26,5 por cento.
Por Aluisio Alves, da Reuters.

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.