Dia do Trabalhador: conheça 5 prováveis profissões do futuro

Diante de uma enxurrada de más notícias no Dia do Trabalho, especialista em inovação faz um levantamento inédito sobre o que vai bombar nos próximos anos

O Brasil terá amanhã seu primeiro Dia do Trabalhador depois da extinção do Ministério do Trabalho. As estatísticas seguem desanimadoras . No primeiro semestre do ano, nenhum setor contratou, segundo com a pesquisa Pnad Contínua do IBGE.

O número de desempregados subiu para 13,4 milhões e a taxa de desemprego agora é de 12,7%. Num exercício de futurologia em vista de dias melhores, o especialista em inovação e tecnologia Arthur Igreja traz um levantamento inédito sobre as profissões mais promissoras para os próximos anos.

Da Califórnia, onde está nesta semana para ministrar um workshop, o professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV) explicou que a lista é baseada em observação de tendência de mercado e do contexto tecnológico. “A tecnologia não vai acabar com o trabalho”, afirmou Igreja. “A maior prova disso é o fato de plataformas como Uber serem as maiores empregadoras do Brasil, com 4 milhões de pessoas. Quando o Uber chegou aqui, o discurso era de que seria uma onda tremenda de desemprego.”

Profissões do Futuro:

1 – Compliance de algoritmos de inteligência artificial

A inteligência artificial está cada vez mais tomando decisões pelas pessoas. Em algum momento, ocorrerão falhas e danos e alguém precisará olhar, do ponto de vista jurídico, qual foi o racional por trás dessa decisão, ou seja, os aspectos éticos, morais e legais.

2 – Personal trainer/nutricionistas de dados pessoais

Assim como as pessoas convivem com os excessos em termos de ingestão calórica, também estamos vivendo os excessos do compartilhamento de dados. Com isso, surgirão profissionais que farão o papel de coaching ao determinar que tipo de mídia, software, aplicativos e redes sociais se deve direcionar maior ou menor atenção.

3 – Psicólogo/psiquiatra especialista em transtornos digitais

As pessoas estão viciadas em tecnologia e hiperestimuladas por notificações e pushes, ficando com a capacidade de concentração nula. Isso exigirá dos profissionais da área de psicologia e medicina que se reinventem para auxiliar nesse tipo de transtorno.

4 – Direito Digital

Os aspectos que envolvem Direito Digital tendem a crescer. Em um mundo onde tudo se torna digital, é natural que o Direito também tenha de mediar as relações entre pessoas e empresas.

5 – Engenheiro de holograma/realidade mista

No ano passado, vimos a primeira universidade inglesa propondo aula por meio de holograma. Para este ano, há uma série de shows agendados prevendo o uso dessa tecnologia. É natural que haja demanda por alguém que consiga projetar e desenvolver sistemas e apresentações destinados a essa tecnologia.

 

Fonte: Revista Época

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.