Depois do susto, brasileiros começam a receber o visto americano

Aos poucos o serviço de emissão de visto americano começa a retornar ao normal. Segundo um comunicado do Bureau de Assuntos Consulares dos EUA, 165 consulados ao redor do mundo já voltaram a funcionar normalmente, atendendo mais de 85% da demanda por vistos. Somente no dia 24 de junho, quando o problema no sistema de emissão de visto desde o dia 9 desse mês começou a ser solucionado, 82 mil vistos foram emitidos.
A sensação é de alívio para os cerca de 20 mil brasileiros que aguardavam a entrega do visto para poderem, enfim, seguirem para o país norte-americano. Dos casos relatados na matéria publicada no último dia 19, todos terminaram com um final feliz.
Nem a advogada V. R, de 33 anos, que pediu para se manter anônima, houve grandes prejuízos. Moradora de Fortaleza e com entrevista inicialmente marcada para o dia 26 no Recife, comprou passagem aérea e reservou hospedagem na capital pernambucana. Com o cancelamento, temia o gasto extra para remarcar passagem aérea e hospedagem. Ela entrou com o pedido de entrevista de urgência e conseguiu fazer a entrevista no próprio dia 26, antes da data anunciada para a regularização do sistema, na próxima segunda-feira (29).
Apesar de afirmar que o sistema não está funcionando em 100% de sua capacidade na embaixada de Brasília, e nos consulados de São Paulo, Rio de Janeiro e Recife, a partir desta sexta-feira (26), quem desejar agendar a entrevista para a solicitação de visto já pode fazer normalmente no site da embaixada (http://brazil.usembassy.gov/niv-apply.html).
Global Entry
Já para quem viaja frequentemente para os EUA, a boa notícia vem de Washington D.C., onde a presidenta Dilma Rousseff se encontra com o presidente dos EUA, Barack Obama. Segundo o subsecretário-geral Político 1 do Itamaraty, embaixador Carlos Antonio da Rocha Paranhos, deve ser anunciada na próxima semana um acordo sobre a participação do Brasil no Global Entry, um programa americano que facilita a entrada no país, sem a necessidade de passar pelas filas de imigração.
Em março de 2013, os dois governos já haviam acertado a participação de 1.500 viajantes frequentes no programa. O Global Entry, porém, é voltado somente para visitantes frequentes, principalmente em viagens de trabalho. Turistas eventuais não serão beneficiados.
Os detalhes da participação brasileira no programa ainda estão sendo negociados, mas se seguir os moldes do acordo com outros países, os solicitantes devem fazer um cadastro e pagar uma taxa de US$ 100 para agendar uma entrevista em um dos postos do programa, listados no site http://www.cbp.gov/global-entry/enrollment-centers. Se aprovados, no lugar de enfrentar a cansativa fila da imigração, os participantes poderão dar a entrada nos EUA em máquinas automáticas localizadas nos aeroportos.
A inclusão no programa é considerada um passo para o fim da exigência de visto para os brasileiros ingressarem no país norte-americano. “A isenção do visto isso é uma questão de mais longo prazo. É importante saber separar bem pra não criar uma expectativa de que haveria um anúncio de isenção de vistos (para brasileiros), o que não será o caso”, alertou Paranhos.
Por Felipe Floresti, do UOL.

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.