“Raio X” das licitações para aluguel de veículos

As locadoras de veículos são importantes fornecedoras de frotas terceirizadas aos governos, em todas as esferas, principalmente para uso em viaturas, veículos escolares, ambulâncias e outros serviços. Com a terceirização, as locadoras ajudam o país a preservar recursos que, no caso de frotas próprias, acabam sendo destinados a atividades que estão longe de serem prioridades públicas, tais como a manutenção e todo o gerenciamento que uma frota demanda para estar em condições para servir a população.

Para exemplificar o peso do governo como contratante, foi publicado em novembro de 2017 o relatório “Análise da Eficiência e Equidade do Gasto Público no Brasil”, do Banco Mundial. Entre 2012 e 2014 a contratação de serviços foi responsável por 60% dos R$ 155 bilhões que Brasília dispendeu em compras naqueles três anos, incluindo as três esferas de poder do Governo Federal.

Hoje, quais seriam os princípios para participar desse mercado? Como vender para o governo? Em tempos onde não se admite falta de transparência nas relações com as esferas oficiais, as respostas para essas perguntas se tornam ainda mais contundentes: se vai vender para o governo, é preciso utilizar os canais apropriados para viabilizar essa categoria de negócios. E também entender que o recebimento pelos serviços prestados tem uma dinâmica própria.

Foi pensando em oferecer uma qualificação que facilite a atuação das locadoras que já trabalham ou que pretendem trabalhar com o governo, que a UNIABLA lançou em 2019 três cursos sobre o tema. Todos fornecem subsídios para que as empresas do setor tenham mais sucesso nessa modalidade de negócios.

O curso “Como vender a locação de veículos para o governo” destaca as vantagens da locação diante da frota própria, incluindo também tudo o que a locadora precisa saber sobre as etapas da fase interna da licitação. O conteúdo envolve aspectos como as justificativas técnicas das contratações, padronização, os pareceres jurídicos, publicação e a convocação dos editais.

A série de cursos UNIABLA sobre licitações inclui ainda as capacitações sobre a “Lei 13.303/16” e também a qualificação sobre “Como receber do governo”.

A agenda de cursos sobre Licitações já pode ser consultada no www.abla.com.br/uniabla.

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.