Como ser um empreendedor bem-sucedido em 2017

Aproveite o novo ano para rever e melhorar suas atitudes
empreendedor-de-sucesso
Foto: Shutterstock
O que é preciso para tornar-se um empreendedor bem-sucedido? Na realidade, não há uma resposta certa para isso. O sucesso de uma pessoa depende de uma combinação de fatores pessoais: cada uma possui uma característica diferente que precisa desenvolver ou habilidades que precisa aprimorar.
No entanto, existe uma série de ações gerais que podem ser botadas em prática por um empreendedor que esteja em busca de alcançar o sucesso no mundo dos negócios. Como o ano está começando agora, aproveitar o período de renovação para rever atitudes e criar novos hábitos pode trazer os resultados esperados ao longo dos próximos meses.
Confira, abaixo, cinco dicas para tornar-se um empreendedor bem-sucedido em 2017:
APRENDA A SER MAIS PACIENTE
Os resultados positivos aparecem para quem sabe ter paciência de esperar. Viver com pressa ou cobrando retornos antes dos prazos estipulados pode atrapalhar seu modelo de negócio. Aprenda que os frutos de investimentos podem ser colhidos a longo prazo – e que é preciso ter calma, sempre. Um bom planejamento de tarefas e datas pode auxiliar no controle – mas, tenha em mente que atrasos podem acontecer.
ACEITE OS ERROS
Antes de atingir o sucesso, tenha certeza que muitos empreendedores já falharam. Errar é mesmo humano e faz parte do desenvolvimento profissional de uma pessoa. Antes de investir em um negócio ou iniciar uma nova ação, é preciso ter consciência de que eles podem falhar. E o que fazer em relação a isso? Aprender com os erros e repará-los em futuros planejamentos.
RECLAME MENOS
A reclamação constante atrasa a evolução. Uma pessoa que reclama muito acaba prejudicando seu próprio desenvolvimento, pois passa a não enxergar novas perspectivas. Seja positivo e confiante. Quando for reclamar, repense como poderia falar o que deseja de maneira diferente.
ESTUDE O MERCADO E A CONCORRÊNCIA
Um empreendedor nunca pode parar de estudar. Caso contrário, ficará para trás no mercado. É preciso manter-se atualizado em relação às tendências, à economia, à indústria e à situação de seus concorrentes – só assim será possível criar ações assertivas.
CRIE PARCERIAS
Saiba compartilhar informação e receber conhecimento. Ter parceiros no mercado é fundamental para alcançar o sucesso. Colaborar com outros empreendedores pode te trazer novas experiências, aprendizados e oportunidades. Esteja apto a se relacionar e compreenda o poder do compartilhamento – esse relacionamento permite que o mercado como um todo evolua, e você se desenvolva.
Fonte: Santander Negócios&Empresas

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.