Dicas para locadoras se prepararem com os impactos do COVID-19

Com o rápido alastramento do COVID-19, companhias aéreas registraram nos últimos dias 70% de corte nas operações. Algumas dessas empresas perderam 65% do seu valor de mercado na Bolsa de Valores – que chegou a bater o número recorde de 118 mil pontos entre o final de 2019 e início de 2020, e hoje está operando na casa de 75 mil pontos.

A diminuição das operações dentro do mercado de Turismo, como locadoras e companhias aéreas, foi apenas o começo. Setores como Comércio e Serviços já estão sendo impactados e essas paralisações influenciam também na produção industrial, no Transporte e no Agronegócio.

Neste momento, é importante estar preparado para que nos próximos meses sua empresa e suas operações sejam resistentes à crise econômica gerada pelo COVID-19. É fundamental saber reagir rapidamente. Mas, como? O Easy Hub, parceiro dos pequenos e médios empreendedores de locadoras, separou alguns pontos de atenção essenciais para seu negócio neste momento.

Crédito automotivo
Fique atento à tomada de crédito, seja crédito automotivo para continuidade das operações da frota da sua locadora e de seus clientes, seja crédito para capital de giro. Você pode consultar o melhor cenário e opções com um especialista do Easy Hub.

Compra de veículos
Cuidado ao reter todos os seus investimentos, seja para a compra de veículos para sua operação de balcão (Rent a Car) ou até para seus contratos de Terceirização de Frotas (Fleet/GTF). Lembre-se que hoje entre a compra do veículo junto à montadora, faturamento, produção, preparação, transporte e entrega do veículo, leva em média de 30 a 45 dias. Esse prazo tende a aumentar com a paralisação da produção das montadoras: o que era de 30 a 45 dias pode se transformar em 90 a 120 dias. Em outras palavras, talvez não seja uma boa ideia postergar a compra de novos veículos, já que é algo vital para continuidade da sua operação.

Custos de operação
Seja criterioso com os gastos. Evite desperdícios e renegocie ao máximo os custos de manutenção dos seus veículos. Acompanhe de perto e diariamente a documentação e multas dos veículos da sua frota e de seus clientes, evitando qualquer custo extra com a falta de pagamento do consequente atraso de uma documentação ou até uma multa, gerando a famosa NIC que pode te dar ainda mais prejuízo neste momento de crise.

Quer saber mais? Consulte um especialista para entender qual é a melhor estratégia para sua locadora neste cenário influenciado pelo COVID-19. Clique aqui.

Autor: Leandro Miranda

Sobre o Easy Hub
Easy Hub é um produto da Easy Carros, startup brasileira parceira das locadoras. Com presença em todo o país, a Easy Carros desenvolve tecnologia para facilitar o dia a dia das locadoras em seus três pontos principais: financiamento, compra de veículos e operação (manutenção automotiva e gestão de multas e condutores). Sua missão é aumentar o acesso de 100 milhões de pessoas na América Latina a bens e serviços ao oferecer inteligência de dados, maior controle e gestão operacional para o ecossistema de mobilidade.

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.