Volkswagen e Porsche anunciam recall 

O Procon anunciou nesta terça-feira, 10, dois recalls no setor automotivo.

Um é da Volkswagen, envolvendo 323 unidades dos modelos Tiguan (ano/modelo 2015 e 2016) e CC (ano/modelo 2016) e outro é da Porsche, relativo ao Panamera (ano/modelo 2017 a 2020) e Cayenne (ano/modelo 2018 a 2020).

VW

No caso da Volkswagen, a empresa informa ter verificado falha em um capacitor da unidade de comando do sistema de airbag que pode causar sua desativação e, em casos raros, a sua deflagração espontânea ou dos pré-tensionadores do cinto de segurança.

“A desativação do sistema de airbag aumenta o risco de ferimentos em casos de acidentes no qual a deflagração seja necessária. E a deflagração espontânea dos airbags ou dos pré-tensionadores do cinto de segurança pode aumentar o risco de ferimentos ou causar acidentes com danos físicos graves e materiais aos ocupantes do veículo e terceiros”, informa a montadora.

A empresa alerta que, caso a luz de advertência do sistema de airbag permaneça acesa no painel de instrumentos, o proprietário deve procurar uma concessionária de imediato. O recall envolve chassis não sequenciais FW102783 até FW615309 do Tiguan e do GE503533 até GE508230 do CC. A data de início de atendimento nas concessionárias da

Porsche

recall do Panamera abrange os chassis WPOAA29, WPOAB29, WPOAE29, WPOAF29, WPOAH29, WPOBE29, WPOCA29, WPOCE29, WPOCF29, WPOCH29 e WPOZZZ9, enquanto no caso do Cayenne são os chassis WP1AA29, WP1AB29 e WP1AF29

 

A Porsche informa ter verificado a possibilidade de o consumidor desligar o indicador de desgaste das pastilhas de freio que aparece no painel da tela do menu dos subníveis do painel de instrumentos quando estiverem ativos os modos “Mapa” e “Visão Noturna”.

Nessas configurações, não é ativado nenhum aviso adicional de forma constante no painel de instrumentos. Se isso ocorrer, o consumidor pode prorrogar a troca das pastilhas de freio do veículo e utilizar o veículo com as pastilhas de freio gastas, o que, em certas condições, pode aumentar os riscos de acidentes e acarretar colisões com risco de lesão ou morte.

A empresa informa que entrará em contato com os proprietários dos veículos envolvidos para agendar o reparo: reprogramação do painel de instrumentos com software atualizado, para assegurar que a luz de aviso necessária seja ativada constantemente quando o limite de desgaste das pastilhas dos freios for atingido. Os proprietários também poderão agendar o reparo junto a uma concessionária da marca. A empresa disponibiliza o email [email protected].

 

Fonte: Auto Indústria

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.