Volkswagen deve comprar divisão de carros elétricos da JAC

A Volkswagen está nas conversas finais para fechar a compra da divisão de carros elétricos da JAC. Segundo a mídia, o Grupo VW vai adquirir 50% da empresa Anhui Jianghuai Automobile Group Holding. O valor da negociação é de cerca de US$ 491 milhões; algo em torno de R$ 2,6 bilhões na conversão atual.

Os alemães também estão se preparando para se tornar o principal acionista da Guoxuan High-tech Co Ltd, fabricante de baterias para carros elétricos. Os dois acordos devem ser anunciados oficialmente pela companhia na sexta-feira, 29. As três empresas se recusaram a comentar, segundo a agência.

Qual o foco da VW com a compra?

O movimento da Volkswagen foca em duas coisas. Manter a liderança no mercado chinês como maior fabricante estrangeira, mesmo em meio as quedas nas vendas por conta da pandemia de coronavírus é a primeira. A segunda é fincar os pés também no segmento de elétricos no País em que mais deve crescer a demanda por elétricos nos próximos anos.

Com 25 milhões de veículos vendidos no País em 2019, o governo estipulou, antes da chegada da crise de saúde e sanitária, que até 2025 25% das vendas anuais precisam ser de veículos com “novas formas de energia”. Ou seja, elétricos e híbridos.

A negociação da Volkswagen é a mais recente que ocorre após um movimento do governo chinês em liberar a compra de empresas chinesas por estrangeiras e também de permitir que elas operem no país sem uma joint venture com montadoras locais. A BMW já assumiu o controle de sua maior joint-venture chinesa, a Brilliance em 2019.

 

Fonte: https://jornaldocarro.estadao.com.br/carros/volkswagen-comprar-jac-carros-eletricos/

 

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.