Volkswagen compra metade da JAC e coloca chinesa no grupo

Depois das mudanças da legislação chinesa que não permitiam que marcas nacionais fossem controladas por empresas internacionais, a Volkswagen anunciou a compra de 50% da JAC. O acordo deverá mudar radicalmente a relação entre as fabricantes e os produtos produzidos pela JAC.

Em comunicado oficial, a Volkswagen afirmou que investirá mais de 1 bilhão de euros (R$ 5,99 bilhões) em mobilidade elétrica na China. Esse valor inclui a compra de 50% da JAG, empresa controladora da JAC Motors.

O investimento também compreende o controle da joint-venture VW-JAC na China, que agora tem 75% de participação da fabricante alemã contra 50% de antes. Em um futuro próximo, a Volkswagen promete adquirir mais 26% das ações da fábrica de baterias Gotion High-Tech Co. a qual tem participação da JAC.

VW JAC ou JAC VW?

E qual a ideia da Volkswagen com a JAC? A fabricante chinesa é uma das principais marcas no segmento de carros elétricos por lá, exportando modelos para diversos lugares do mundo, incluindo o Brasil. A VW quer se fortalecer contra a Tesla e ter maior abrangência de carros elétricos.

Entre os planos da JAC Volkswagen estão o lançamento de cinco novos carros 100% elétricos. Ainda não foram revelados se esses modelos serão JAC, Volkswagen ou SOL (marca criada pelas parceiras antes da tomada da VW). A plataforma modular MEB de elétricos da Volkswagen poderá também ser usada pela JAC.

Além dos elétricos

Em relação aos modelos a combustão da JAC, a princípio não há planos diretos de intervenção da Volkswagen. Agora como parte do grupo alemão, a marca chinesa terá acesso às tecnologias e protocolos de qualidade implementados em todas as marcas do grupo, incluindo até as de baixo custo Jetta e Skoda.

Uma evolução dos modelos da JAC ainda maior que a atual é esperada, visto que os últimos projetos da marca chinesa, como o T60 e o J7, já tiveram supervisão da Volkswagen em seu desenvolvimento.

Fonte: https://www.icarros.com.br/noticias/geral/volkswagen-compra-metade-da-jac-e-coloca-chinesa-no-grupo/28049.html

 

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.