Volks chega à marca de 150 milhões de veículos

150-millionth-volkswagen-produced

Montadora iniciou produção em larga escala em 1945, com o Fusca. Três modelos da marca estão entre os 10 mais vendidos

Não é qualquer montadora que consegue alcançar a marca de 150 milhões de veículos produzidos. A Volkswagen acaba de chegar a esse número, contado desde 27 de dezembro de 1945, quando a montadora alemã deu início à produção em massa de automóveis na sede em Wolfsburg, com o nosso velho conhecido Fusca. A título de comparação, a Toyota, que iniciou a montagem de carros em larga escala dez anos antes, em 1935, fabricou a unidade de número 200 milhões em meados de 2012, há cinco anos, portanto.

Para simbolizar o feito, a Volks não poderia ter escolhido outro modelo que não o Golf, o mais vendido na história da marca, com mais de 30 milhões de unidades comercializadas. A comemoração foi com uma unidade azul da versão GTE, híbrida, que chegou a ser exibida no Salão do Automóvel de São Paulo em 2012 e que já teve unidades sendo testadas no Brasil – não há hoje previsão de venda dessa configuração aqui.

Além da tradicional foto do carro na linha de montagem, rodeado por funcionários segurando placas para formar o número “150 milhões”, a VW produziu um vídeo do Golf GTE histórico sendo construído, com duração de 60 segundos, que você confere acima.

Hoje, a VW é uma das principais montadoras do planeta e o Grupo Volkswagen e suas marcas foi líder em volume de vendas no ano passado, com 10,31 milhão de unidades, à frente da Toyota, com 10,18 milhões de veículos no mesmo período.

Atualmente, a Volks mantém 60 fábricas operando em 14 países (a primeira planta inaugurada fora da Alemanha é a de São Bernardo do Campo, em São Paulo), com mais de 60 modelos disponíveis, somados todos os mercados onde atua.  Outro detalhe: segundo levantamento recente da publicação “Wall Street Cheat Sheet”, a marca germânica tem três modelos entre os dez carros mais vendidos na história. Veja abaixo quais são.

OS CARROS DA VOLKS NO TOP 10 DOS MAIS VENDIDOS

3º lugar – Golf

Com mais de 30 milhões de unidades vendidas desde o seu lançamento na Alemanha, em 1974, o hatch médio é mesmo o ícone da marca. O Golf atualmente é produzido no Brasil na sétima geração, a mesma que hoje está disponível na Europa, onde já foi reestilizada há cerca de um ano. As novidades visuais e de conteúdo devem chegar nos próximos meses ao mercado brasileiro.

4º lugar – Fusca

Por muito tempo, o Fusca, o primeiro modelo da Volkswagen produzido em série, foi o carro da marca líder em vendas ao redor do planeta, somando atualmente cerca de 23,8 milhões de unidades comercializadas. Projetado no final dos anos 30, pouco antes do início da Segunda Guerra Mundial, o Fusca tem até dia para ele no Brasil, comemorado em 20 de janeiro. Aqui, teve cerca de 3,1 milhões de unidades produzidas desde 1959 até 1996, quando saiu de linha definitivamente.

10º lugar – Passat

Com 15,5 milhões de unidades vendidas desde o seu lançamento na Europa, em 1973, o Passat foi um fastback bastante cobiçado no Brasil, onde foi produzido entre 1974 e 1988, com cerca de 900 mil unidades produzidas para o mercado interno e exportação. Aqui, foi o primeiro carro da Volks com motor arrefecido a líquido. Hoje, o Passat é um sedã de porte médio-grande luxuoso e importado da Alemanha.

Fonte: webmotors

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.