Venda de carros pode ter o melhor janeiro da história

As vendas de veículos nacionais e importados neste mês (até segunda-feira) aumentaram 2% em relação ao mesmo período de janeiro de 2013, totalizando 259,1 mil unidades. Na comparação com dezembro, houve queda de 23,4%. Se for mantido o ritmo atual de vendas diárias, de 14,4 mil unidades, será o melhor janeiro da história. O recorde para o mês até agora é o do ano passado, com 311,4 mil unidades.
“Muitos consumidores aproveitam a oportunidade de comprar modelos com o IPI antigo (o imposto aumentou no dia 1º, mas estoques são vendidos a preços de dezembro) e há muitas promoções por parte das fabricantes, ansiosas por reduzir estoques”, diz o diretor da Ford, Rogelio Golfarb. Ele não acredita, contudo, que esse desempenho seja a tendência para os próximos meses. “A previsão é de um trimestre similar ao do ano passado.”
Segundo Golfarb, os estoques de veículos sem a alta do IPI estão no fim. Também deve acabar em breve a oferta de carros sem airbag e freios ABS, itens de segurança que passaram a ser obrigatórios a partir deste mês e acarretaram em alta de custos. “A indústria reajustou preços, mas não conseguiu repassar todos os custos”, diz Golfarb. Para ele, 2014 será de “guerra entre as marcas para vender carros”.
Do Jornal O Estado de S. Paulo.
[button class=”btn_biggold” url=”http://www.autopecas-online.pt/montadora” text=”Auto Peças Online”]

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.