Transporte público? Uber? Nada disso: brasileiros preferem carro próprio

O carro continua sendo o meio de transporte mais utilizado pelos brasileiros. É o que diz um estudo realizado pela Localiza, empresa especializada no aluguel de veículos.

 

 

O levantamento “Tendências de Mobilidade e Viagem no Brasil” apontou que para 66,2% dos entrevistados, o carro continua sendo o principal meio de transporte. Após essa opção aparecem os carro por aplicativo (57,1%), ônibus (44,8%), moto (25,3%) e bicicleta (20,6%).

De acordo com o estudo, a pandemia da Covid-19 pode ter sido um dos fatores que fez o carro ser o meio de transporte favorito, pois permite um maior distanciamento social. Tanto que um dos principais motivos apontados para a escolha de um determinado meio de transporte foi a segurança, que ficou em segundo com 39,5%, praticamente empatado com o primeiro quesito, que foi o preço (39,6%).

Pandemia pode ter causado uma redução na preferência pelo transporte público

E mais da metade dos entrevistados disseram que tem carro próprio. De acordo com a pesquisa, 69% responderam que possuem seu veículo. Enquanto que 21% nunca teve e 10% disse que vendeu seu automóvel. Nesse último caso, a maioria dos entrevistados afirmou que a venda foi necessária para cortar custos (65%). Para 26% dos respondentes, o motivo foi a falta de uso. E para 25% o motivo da venda foi o cenário pandêmico.

A pesquisa da Localiza foi feita durante o mês de junho de 2021. Por meio de um painel online de uma consultoria especializada. Ao todo, foram 1.600 pessoas que responderam o questionário mesclando todas as regiões do país. O relatório completo pode ser baixado neste link.

 

 

Estudo realizado pela Localiza

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.