Tesla quer vender energia elétrica nos Estados Unidos

Além de comercializar carros elétricos e desenvolver um robô humanoide capaz de realizar tarefas humanas, a Tesla também quer se tornar fornecedora de energia elétrica nos Estados Unidos. Um passo rumo a isso foi dado neste mês, quando ela enviou requerimento aos reguladores do setor no estado do Texas.

Conforme noticiou a CNBC na quinta-feira (26), a montadora de Elon Musk procurou a Comissão de Utilidade Pública do Texas pedindo autorização para vender eletricidade aos moradores e empresas. No requerimento, a companhia informa que atuará como um “fornecedor elétrico de varejo”, concorrendo com mais de 100 empresas do setor.

O fornecimento ficará a cargo da Tesla Energy Ventures, subsidiária criada pela companhia que deve utilizar uma bateria de grande escala de 100 MW para distribuir energia. Além deste sistema, instalado próximo à cidade de Houston, especula-se o uso da instalação de 250 MW da Gigafactory de Austin, também no Texas.

Há mais de 100 fornecedores de energia no Texas, atualmente.Há mais de 100 fornecedores de energia no Texas, atualmente.Fonte:  Freepik 

Se a solicitação for aprovada, será a primeira vez que a fabricante da Cybertruck atuará como distribuidora de energia. A empresa já construiu sistemas de armazenamento de eletricidade nos Estados Unidos e na Austrália, mas ainda não chegou a comercializar a energia gerada pelas instalações.

Crise de energia

No início do ano, a rede de energia do Texas sofreu uma grande pane, deixando milhões de pessoas no escuro durante vários dias. Para piorar a situação, o problema ocorreu em meio a uma onda de frio histórica, que chegou a levar a culpa pela crise, posteriormente descartada.

Como o sistema local é isolado da rede de energia elétrica do restante do país, não foi possível usar a transmissão de eletricidade de outros estados para aliviar as dificuldades causadas pelos apagões.

As panes do período fizeram o preço do megawatt-hora subir a valores exorbitantes, o que motivou críticas de Musk aos fornecedores, já que a SpaceX possui instalações no estado.

Fonte: TecMundo

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.