PRF flagra e multa motoristas que não estão com novos extintores no RJ

Desde o dia 1º de janeiro, todos os veículos devem circular com o extintor de incêndio do tipo ABC, que seria mais seguro e eficiente segundo autoridades. Com o grande movimento em estradas do estado do Rio no final de semana, a Policia Rodoviária Federal fez uma fiscalização em algumas rodovias e flagrou vários motoristas que ainda não se adequaram à nova regra, como mostrou o Bom Dia Rio desta segunda-feira (5).
Segundo a PRF, 90 mil carros passaram neste domingo (4) na Ponte Rio-Niterói. Segundo os agentes, o tráfego na volta do feriado do réveillon foi dentro do previsto. Durante a fiscalização, a PRF apreendeu os documentos de vários motoristas que estavam com os extintores em situação irregular.
Bastou alguns segundos para o agente começar a verificar irregularidades. O motorista foi multado em R$ 127,69, perdeu cinco pontos na carteira e teve o documento do veículo recolhido. Ele terá um prazo de cinco dias para se regularizar.
Em outro veículo, foram encontrados dois problemas, como mostra o inspetor José Hélio.“Ele deveria ser ABC e ele já tem dois anos que está vencido”.
As medidas fazem parte da resolução 333 do Contran, o Conselho Nacional de Trânsito, de 6 de novembro de 2009. Até então, os veículos podiam ser equipados também com extintores do tipo BC, recomendado para materiais como líquidos inflamáveis e equipamentos elétricos. O ABC, além destes, também é capaz de combater incêndios em madeira e tecidos, materiais comuns em carros.
Apenas veículos de ano/modelo anterior a 2004/2005 precisam realizar a substituição dos extintores. Isso porque, a partir de 2005, todos os veículos novos saíram de fábrica com os equipamentos do tipo ABC, de acordo com a resolução 157 do Contran, de 22 de abril de 2004.
Do G1.

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.