Pesquisa revela que 89,7% dos brasileiros querem ter um carro elétrico

(Imagem: Felipe Ribeiro/Canaltech)

O mercado automotivo brasileiro nunca foi tão bom para os carros elétricos, mas ainda há espaço para muito crescimento. Segundo uma pesquisa feita pela consultoria KPMG com apoio da ANFAVEA (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), 89,7% dos brasileiros estão ávidos por mais opções de automóveis com esse tipo de propulsor e gostariam que eles fossem opções reais de compra.

A inovação e a possibilidade de economizar com combustível é o que mais atrai este tipo de cliente, mas ele também tem noção da realidade quando pensamos em infraestrutura para os carros elétricos. Isso, claro, não apaga a vontade de ter um. “O brasileiro percebe o veículo elétrico como uma inovação tecnológica, e o brasileiro sempre gostou muito de tecnologia”, disse Ricardo Bacellar, sócio-líder da KPMG para a divisão de indústria automotiva.

Já com relação aos executivos da indústria, o estudo mostra que a maior parte também considera que os veículos elétricos são uma boa possibilidade para o futuro próximo. Cerca de 30% dos executivos de empresas ligadas à cadeia automotiva consideram os veículos elétricos plenamente viáveis. Para 42,9%, é parcialmente viável. Já 20,3% dos altos funcionários das empresas do setor acreditam esses modelos são parcialmente ou completamente inviáveis.

A inovação nas formas de comercialização dos veículos também é uma expectativa dos executivos do setor. Entre esse público, 89,7% consideram uma necessidade a construção de alternativas para a venda de automóveis pela internet. Na opinião de 78,6%, esse novo modelo deve ser gerido em parceria entre as montadoras e as concessionárias. Já na linha de abrir novas possibilidades de negócio, mais da metade dos consumidores (53,5%) disse que poderia se interessar pelos veículos por assinatura.

Atualmente o mercado de veículos eletrificados nunca foi tão bom no Brasil. Os dados da ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico) revelam que os carros elétricos, híbridos e híbridos plug-in venderam 13.889 unidades nos primeiros seis meses deste ano, o que significa 1,4% do total de automóveis comercializados no Brasil. O número deve ser ainda maior no fim de 2021.

Fonte: Agência Brasil

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.