Novas tecnologias permitirão que carros híbridos tenham câmbio manual

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O fabricante alemão Schaeffler desenvolveu um novo sistema de embreagem que permitirá aos carros híbridos a opção de câmbio manual, especialmente os dotados de sistema elétrico de 48V. Batizado de E-clutch, o dispositivo acionador pode funcionar em conjunto com o módulo híbrido P2 desenvolvido anteriormente pela empresa, que é montado entre o motor e a caixa de transmissão.

A vantagem do E-clutch é que não necessita de intervenções estruturais no veículo, consistindo de cabo acionador ou circuito hidráulico e atuador eletrônico ligados ao pedal de embreagem no interior do veículo, no modelo MTplus, permitindo assim que um veículo comum ou um híbrido de 48V possa assim utilizar uma caixa manual para troca de marchas de forma tradicional, mas com a vantagem de desconexão do motor para redução do consumo em até 8% em carros comuns.

O E-clutch ainda possui duas outras formas de atuação, uma completamente eletrônica com pedal de embreagem (Clutch by Wire) e outra gerenciada por um módulo eletrônico e sem pedal (ECM). Estes dois, assim como o primeiro, podem ser introduzidas em carros comuns ou eletrificados, permitindo o desligamento (dependendo da tecnologia empregada no veículo) ou desconexão do motor em desaceleração e acionamento automático da embreagem (Clutch by Wire e ECM).

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Já o módulo híbrido consiste em um motor elétrico de 16,2 cv e um disco de embreagem que ajusta as forças produzidas pelo motor e enviadas ao câmbio, podendo o propulsor ser desacoplado para que o motor elétrico assuma a tração do veículo. A transição entre os modos de operação ocorre de forma automática e sem vibrações, inclusive na partida do motor.

A vantagem do módulo P2 é que não necessita de alterações na caixa de câmbio, podendo esta ser manual em associação com o E-clutch, e nem refrigeração específica. A tecnologia dispensa igualmente um acionador para partida do motor. Além de tudo isso, a embreagem híbrida com módulo P2 tem a função creeping, onde o veículo permanece levemente acelerado como em câmbios automáticos, por exemplo. Há também função boosting para fornecer energia extras nas acelerações e retomadas, bem como a função de recuperação de energia em desaceleração.A eficiência energética chega a 22%.

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Para quem pensava que o câmbio manual estava morto com a chegada dos sistemas híbridos, agora essa é uma boa notícia. Até então, o único híbrido dotado de mudanças manuais era o finado Honda CR-Z. Além de satisfazer quem prefere ter um câmbio manual, aumentando a eficiência energética, essa tecnologia E-cluch também permitirá uma redução no custo dos carros comuns eletrificados com sistema de 48V, como a minivan Renault Scénic ou os futuros modelos da Volvo, por exemplo.

Já o módulo híbrido P2 também pode ser usado em carros híbridos plug-in, onde produz uma redução no consumo de até 70% e permite autonomia de 50 km no modo elétrico, de acordo com o fabricante. Além disso, o carro terá velocidade máxima nessa função de até 135 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em menos de 8 segundos. A primeira empresa a utiliza-lo nessa configuração plug-in será um fabricante chinês, não revelado, ainda em 2017. O dispositivo será fabricado na China.

Schaeffler Módulo P2 e E-Clutch – Galeria de fotos

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