Vendas caem e lucro da Goodyear tem retração de 3% no 3º trimestre

SÃO PAULO – A fabricante americana de pneus Goodyear enfrentou uma leve queda em seu lucro líquido atribuído a controladores do terceiro trimestre, com a diminuição das vendas em quase todas as regiões nas quais atua. O resultado caiu 3% ante igual período do ano passado, para US$ 161 milhões.
Apesar de o volume de pneus vendidos ter caído no mundo todo, praticamente, para o grupo, a única região que perdeu rentabilidade foi a América Latina. A receita local caiu 14,4%, para US$ 451 milhões, depois de as vendas recuarem 4,5%, para 4,3 milhões de pneus, e a margem operacional foi de 16,9% para 10,9%.
Segundo o relatório da administração que acompanha o balanço, a demanda por itens novos caiu significativamente no Brasil, o que afetou o resultado da região como um todo. Além disso, a companhia gasta atualmente com os planos de expansão da fábrica em Americana, interior de São Paulo.
No total, a receita líquida da Goodyear recuou 6,9% no terceiro trimestre, para US$ 4,66 bilhões. Ao mesmo tempo, os custos foram reduzidos em 10,9%, para US$ 3,52 bilhões. As despesas operacionais também caíram, baixa de 4,8%, para US$ 653 milhões.
Na América do Norte, a fabricante faturou US$ 2,06 bilhões, nível menor em 5,9%. No entanto, a margem local subiu de 7,4% para 10,2%. Na Ásia e no Pacífico, a receita caiu 1,1%, para US$ 531 milhões, e a margem foi de 12,3% para 15,1%. O balanço ainda indica que no restante do mundo as vendas totalizaram US$ 1,62 bilhão, recuo de 7,7%, e a margem avançou de 6,6% para 11,2%.
No acumulado do ano, a Goodyear acredita que o volume total de vendas de pneus vá ficar no mesmo patamar do ano passado, quando chegou a 162,3 milhões de unidades, ou suba no máximo 1%.
Por Renato Rostás, do Valor Econômico.

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.