Terceirização de frota é alternativa para atender demanda crescente por serviços de entrega

As entregas de produtos e serviços apresentaram grande crescimento desde meados de março, quando as campanhas de isolamento social, como medida de proteção contra o coronavírus, se intensificaram no país.

As entregas de produtos e serviços apresentaram grande crescimento desde meados de março, quando as campanhas de isolamento social, como medida de proteção contra o coronavírus, se intensificaram no país.

Diante disso, negócios de todos os setores e portes precisaram se adaptar a nova dinâmica de consumo para sobreviver.

Entre as alternativas para empresas conseguirem atender a essa demanda crescente, e ao mesmo tempo não ficarem com crédito tomado no mercado, está a locação de veículos para estruturar um serviço de entrega próprio.

“Um pet shop, por exemplo, que deixou de receber clientes no estabelecimento, pode direcionar sua equipe para fazer entregas em casa. Neste caso, a opção pela terceirização de veículos é importante tanto para manter os colaboradores na empresa, direcionados para novas atividades, como para viabilizar a sustentabilidade do negócio”, explica o gerente geral Comercial da Ouro Verde, Andre Scotti.

Uma pesquisa feita pelo Sebrae apontou que donos de pequenos negócios que se adaptaram mais rapidamente ao momento de crise têm mais chances de se manter no mercado.

O levantamento mostrou que, apesar do impacto negativo para quase 88% dos empresários, alguns segmentos, mesmo afetados pela pandemia, como o comércio varejista e o ramo de alimentos e bebidas, conseguiram equilibrar o fluxo de caixa e até registrar crescimento no faturamento.

O levantamento, que ouviu 6.080 empreendedores de todo o país, estima que 400 mil pequenos negócios tiveram aumento médio de 47% na receita.

Conforme destaca a coordenadora de Vendas PME da Ouro Verde, Alexandra Sales, a crise também é um bom momento para pensar fora da caixa:

“Esta pode ser uma oportunidade para empresas não estagnarem e se fortalecerem. Aproveite o cenário e avalie a necessidade de possuir veículos próprios para sua empresa, por exemplo. Por que não apenas usufruir deles, com todos os benefícios que a terceirização proporciona e ainda prestar um novo serviço ao seu público?”.

VANTAGENS

Para entender as vantagens desta alternativa, é sempre necessário levar em conta a depreciação, os problemas mecânicos, seguro, impostos, entre outras taxas envolvidas na aquisição de um bem próprio.

“É comum pequenos empreendedores presumirem que obter uma frota de veículos própria para sua empresa seja mais vantajoso do que investir em um modelo terceirizado, acreditando que esse formato venha a gerar custos mais altos. Essa presunção pode ser facilmente alterada com uma análise criteriosa”, explica a coordenadora.

Ela complementa que os principais benefícios da locação para empresas são: poupar capital de giro, liberar fluxo de caixa, não ficar com crédito tomado no mercado, flexibilidade de prazo de entrega do veículo, entre outras facilitações durante a pandemia.

FONTE: ECONOMIA SC

Translate »
WhatsApp chat