Setor de locação de veículos tem retomada acelerada mesmo com a pandemia

Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis diz que segmento está completamente recuperado

Apesar do impacto da pandemia do coronavírus, que entre a segunda quinzena de março e a última semana de maio fez com que muitas locadoras de veículos tivessem uma redução de mais de 90% na demanda de locação de carros, o setor de locação continua promissor com uma retomada acelerada nos negócios, afirma a Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA).

De acordo com a ABLA, atualmente o setor está recuperado, mas em função da desmobilização de ativos para empresas terem capital de giro, e a falta de carros nas montadoras, o total atualmente é de 430 mil veículos. “O aluguel diário, conforme o Anuário Brasileiro do Setor de Locação da ABLA corresponde a 48% do uso da frota total de 997. 416 veículos do setor”, afirma o presidente do Conselho Nacional da ABLA, Paulo Miguel Jr, lembrando que a Associação estimava que cerca de 200 mil veículos eram utilizados por motoristas de aplicativo. “Também no mesmo período, a queda foi de 80% do volume, resultando em cerca de 160 mil carros devolvidos. Hoje, o segmento está completamente recuperado e com o mesmo volume”, destacou o presidente.

Segundo ainda a Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis, na modalidade de terceirização de veículos, houve queda de 20% no total de 518.656 veículos, ou seja, 103.731 veículos foram devolvidos. “A modalidade também está completamente recuperada”, ressaltou Paulo Miguel Jr, que enfatizou que a demanda dos motoristas de aluguel é crescente e urgente. “Muitas locadoras de veículos estão com fila de espera de profissionais que aguardam a chegada de novos carros para iniciar a atividade”, revelou.

“Até o mês de julho foi um período catastrófico para as locadoras de veículos. As tarifas estavam quase de graça e mesmo assim não tínhamos saída de carros, inclusive para motoristas de APP.  Foram muitas devoluções, pois eles não tinham movimento para poder pagar a locação. Com isso, tivemos uma redução de mais de 70% no aluguel de automóveis”, informa o gerente da Alternativacar, localizada no bairro São João, na Capital,  Anderson França. Ele destaca, porém, que a partir de agosto, mesmo com a pandemia, o mercado deu um pulo de 80% na locação de veículos.

“Nossa frota é de 250 carros. Hoje, estamos com uma saída de veículos muito boa. Praticamente toda a semana o pátio fica vazio. Nesse mês de dezembro já estamos com todos os carros alugados praticamente. A tendência é continuar assim”, revelou o gerente, lembrando que 80% das locações atuais são de turistas que querem ir para Gramado.

FONTE: CORREIO DO POVO

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.