São Paulo terá queda de 28% no uso de carros nos próximos 10 anos

Pesquisa revela como será a mobilidade em 31 cidades do mundo. Capital pontua pobremente em índice de cidades prontas tecnologicamente

Um estudo que revela como será a mobilidade em 10 anos em 31 cidades do mundo aponta que a capital paulista deve ter uma queda de 28% no uso de carros neste período.

O tema foi analisado no estudo Futuro da Mobilidade desenvolvido pelo grupo inglês Kantar, que desenvolve estudos e pesquisas em vários setores.

Segundo o estudo, embora atualmente o transporte público represente uma parcela significativa das viagens, o sistema de transporte está superlotado, atrasado e com pouca conexão.

O levantamento mostram ainda que a tendência é que mais pessoas passem a andar de bicicleta, com um aumento de 47%, e caminhar, 28%, com sempre que possível, já que São Paulo é uma das cidades mais congestionadas da América do Sul, dificultando a locomoção com eficiência.

Nos próximos 10 anos, a Kantar projeta as seguintes mudanças nos modos de transporte:

  • Transporte público: + 10%
  • Caminhada: + 25%
  • Bicicleta: + 47%
  • Carro: -28%

Algumas medidas de infraestrutura estão em andamento, incluindo a extensão das linhas de metrô e trem. No entanto, os investimentos na infraestrutura da cidade estão desacelerando ultimamente, devido em parte à crise econômica no Brasil em 2015/2016.

São Paulo pontua pobremente em índice de cidades prontas para tecnologia, amargando a 28ª posição entre as 31 cidades. Portanto, não surpreende que os paulistanos tenham uma visão muito crítica de sua cidade e não tenham muita confiança em seu governo, outro critério de avaliação da pesquisa, onde São Paulo ocupa a última posição entre as cidades, para entregar um futuro sustentável para a mobilidade.

FONTE: R7

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.