COMO OS MILLENNIALS ESTÃO TRANSFORMANDO A MOBILIDADE

Hoje, a maioria da força de trabalho global é composta pela geração Y, os Millennials. Com necessidades e expectativas muito diferentes, esta geração de criadores de tendências e líderes de opinião representam as pessoas que estarão comandando o mundo em breve, se ainda não o são. Eles são, sem dúvida, a geração mais influente de nosso tempo. Gestor de frota, se você deseja atrair e reter o talento de amanhã, mesmo do ponto de vista da mobilidade, precisa ter certeza de que entende a geração Y.

Quem são os millennials e o que você deve saber sobre eles?

A geração Y normalmente é definida como aqueles nascidos entre 1980 e 2000. Eles têm um conjunto de valores diferentes de seus colegas mais velhos. Eles querem um equilíbrio saudável entre vida pessoal e profissional, querem transparência e, acima de tudo, precisam de flexibilidade, seja por meio das ferramentas que usam ou onde trabalham. Isso geralmente resulta em um maior grau de produtividade e engajamento no trabalho.

Outro fato notável é que os millennials são “conhecedores de tecnologia”. A maioria deles nasceu pouco antes da Era Digital, por isso se sentem confortáveis com aplicativos móveis e têm estilos de vida digitais. Eles também estão acostumados a um mundo em rápidas mudanças, o que significa que tendem a ser mais adaptáveis. Isso também significa, no entanto, que eles podem exigir mais adaptabilidade de seus empregadores.

A geração Y também representa uma das gerações mais bem-educadas, para a qual a recompensa é importante, mas não o principal motivador. Os Millennials trabalham para viver – não vivem para trabalhar – e se preocupam com questões do mundo. Eles foram criados em um mundo onde a “mudança climática” faz parte do diálogo internacional diário e geralmente estão abertos para explorar novas opções que respeitem e protejam o meio ambiente.

Como os Millennials enxergam a mobilidade?

Dado o fato de que muitos millennials vivem em ambientes urbanos, eles não se enquadram mais necessariamente no perfil tradicional de beneficiários de um carro da empresa. Não é que a geração Y não goste de carros, mas as circunstâncias de sua geração específica (vida urbana, sem filhos, início de carreira, renda mais baixa) tiveram impactos em suas escolhas de mobilidade. Eles podem não ter garagem para estacionar o veículo ou preferir usar meios de transporte alternativos, pois é mais eficiente para o deslocamento comercial. Alguns podem nem ter carteira de motorista. A liberdade para a geração dos Millennials não é mais o carro, mas o seu poder de “escolha”.

Como mencionamos anteriormente, a geração Y gosta de flexibilidade. Seja para um telefone celular, uma série de TV ou um aluguel por temporada, as opções de assinatura atendem perfeitamente à mentalidade milenar “Eu pago pelo que uso e fico feliz com isso”. A inovação é a base de sua mentalidade e, portanto, estão dispostos a testar e explorar novas opções se ela agregar valor e estiver alinhada com seus princípios pessoais, como carros compartilhados (carsharing), veículos híbridos e elétricos, entre outras possibilidades.

De acordo com uma pesquisa do Boston Consulting Group com 2.000 consumidores de mobilidade em Pequim, Boston, Londres e Moscou, produtividade e independência são as principais preocupações de mobilidade para os consumidores. As principais preferências de mobilidade incluem:

•    Produtividade e a possibilidade de multitarefa (53%);
•    Independência dos horários de transporte público (48%);
•    Sustentabilidade ambiental (47%).

Melhores opções de transporte público, congestionamento de tráfego e aumento da poluição, especialmente em áreas urbanas, estão incentivando a geração dos Millennials a buscar opções de mobilidade mais viáveis e sustentáveis. Juntamente com medidas governamentais e vantagens fiscais em alguns países, a adoção de veículos elétricos está aumentando nessa população ao redor do mundo. A economia compartilhada também influenciou positivamente o consumo colaborativo e a disposição para compartilhar recursos. A popularidade do compartilhamento de carros, de patinetes elétricos e de bicicletas são apenas alguns exemplos disso no setor de mobilidade.

O que isso significa para a sua política de mobilidade?

Gestor de frota, se junto com o RH você quiser garantir que está levando em consideração todas as necessidades de mobilidade de seus condutores, precisará levar em consideração esses critérios geracionais. Isso não significa necessariamente que os carros da empresa irão desaparecer: eles sempre serão uma parte importante do portfólio de mobilidade. Outras opções de mobilidade, no entanto, precisam ser consideradas e introduzidas.

O primeiro passo para tentar atender às expectativas é ouvir e aprender com a geração Y de sua empresa. A mentalidade colaborativa deles os tornam uma ótima fonte de referência para envolvê-los no processo de definição de novos aspectos em sua política de frotas. Isto lhe permitirá explorar potenciais soluções de mobilidade que se adequem à sua organização e ajudá-lo a diversificar a sua oferta de mobilidade.

A mobilidade pode ser um ativo real para ajudar a melhorar a atratividade de sua empresa.

Dada a proporção significativa dos millennials na força de trabalho,, seria um erro não prestar atenção as suas necessidades. Portanto, é sempre importante manter seus condutores felizes, mostrando que se preocupa com eles e os compreende.

A geração Y está mudando a forma como trabalhamos de várias maneiras incríveis – e eles definirão o tom para muitas gerações futuras, no que podem esperar de seus locais de trabalho, carreiras e liderança na empresa. E não se esqueça da Geração Z, aqueles nascidos depois de 2000, estão em seus calcanhares…

O segredo é manter os olhos e ouvidos abertos, já que não há uma solução única definida e aceitar que as ofertas e expectativas de mobilidade vão evoluir com o tempo.

Fonte: ALD

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