Aumenta circulação de pesados nas estradas

A retomada da atividade econômica em vários setores começa a indicar, finalmente, uma recuperação para o país. Para os produtores de celulose e papel as tendências são particularmente mais promissoras, uma vez que o ano de 2020 fechou com grandes expectativas para o aumento nos preços da matéria-prima, além de baixa nos estoques da cadeia global e os gargalos logísticos associados à alta procura por papel.

No entanto, para acompanhar a produção da indústria e tornar a equação positiva para 2021, é preciso estar preparado. Os produtores de celulose começaram o ano com a pressão na alta dos preços de combustível, perigos de paralização, aumento de produtos químicos e a corrida contra o tempo para dar conta da logística, o que inviabilizou gestões de manutenção de frotas, criando ameaças iminentes que podem quebrar uma cadeia inteira.

Segundo Daniel Schnaider, CEO da Pointer by Powerfleet Brasil, líder em soluções de IoT para gestão de frotas, os ultra pesados semiautônomos são os veículos com maior capacidade de redução de custo e entrega efetiva. Influenciados pela logística de necessidades básicas, eles se tornam peças fundamentais para o progresso da empresa como um todo e trazem muitos desdobramentos benéficos quando aliados à outras tecnologias.

Redução de custos: soluções desenhadas especificamente para frotas conseguem reunir dados para calcular exatamente como e onde acontecem os maiores gargalos de combustível. Por exemplo, veículos que transportam materiais pesados, gastam cerca de 30 mil reais por mês de combustível, mas com o uso da tecnologia podem alcançar uma redução de até 20% desse valor, e que se multiplicada por uma frota de mil caminhões, resultará em uma economia de 72 milhões de reais por ano, apenas em combustível. A tecnologia também pode indicar se o combustível é adulterado, o que com certeza irá prejudicar o desempenho do veículo com o passar do tempo.

Prevenção de acidentes: a tecnologia consegue prevenir acidentes de diversas formas. Dispositivos acoplados aos veículos conseguem scanear possíveis defeitos de manutenção, mitigando falhas mecânicas e evitando tragédias com meses de antecedência. Plataformas são capazes de indicar, em tempo real, movimentos perigosos como ultrapassagens indevidas, distância segura do veículo da frente ou mesmo comportamentos do condutor que podem causar desatenção. “O Driver Feedback Device da Pointer interage diretamente com o motorista, é constantemente aperfeiçoado com envio de dados, o que permite ao gestor da frota uma ação responsiva e proativa em casos em que há perigo na condução”. Ressalta Daniel.

Ainda dentro do universo de acidentes, a IoT permite otimizar o tempo de resgate com sensores que detectam a colisão e podem acionar o resgate e/ou a ambulância mais próxima e com os aparelhos corretos para aquele tipo de socorro, por exemplo. Para a conclusão, não será necessário esperar dias ou meses para saber a causa da tragédia. Os dispositivos instalados nos veículos podem detectar imediatamente o motivo do acidente, reconstituir a situação e chegar a uma conclusão com mais rapidez.

Gestão de rotas: gerenciar os caminhos de suas frotas envolve manutenção dos veículos, segurança, custos e muito mais. Ao longo dos percursos a tecnologia armazena os dados e é capaz de estuda-los para evitar possíveis incidentes, bem como detectar problemas na sinalização do local, buracos, avisos de possíveis obstáculos, rotas precárias em dias de chuvas ou até mesmo outras situações desafiadoras.

Segurança: a IoT disponibilizada contra roubos, fraudes, acidentes e problemas nos veículos é imprescindível também como redução de custos. A tecnologia não só diminui o valor da apólice de seguros como também com sua coleta de dados permite aos empresários que comprovem melhorias ou a ausência de problemas nas suas frotas, para possíveis negociações. Os pequenos computadores, sensores e dispositivos acoplados aos veículos, que enviam informações em tempo real, permitem não somente a prevenção de roubos, como também um tempo de resposta melhor quando o veículo sofre algum tipo de ataque. Bem como, é capaz de manter os funcionários longe de situações de fraudes contribuindo para acabar com o crime organizado que cada vez mais encontra técnicas para burlar sistemas.

Fonte: https://www.logweb.com.br/aumenta-circulacao-de-pesados-nas-estradas/

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.